Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Cuidado para o sentimento de culpa não virar um problema

Sentir-se culpado por algo ou alguém é normal e nos ajuda a melhorar, mas, o sentimento não pode tomar conta de sua vida


postado em 12/12/2017 09:10 / atualizado em 12/12/2017 09:34

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
É normal que as pessoas se sintam culpadas por terem feito alguma coisa que não deveriam, ou mesmo, por ter deixado de fazer algo imprescindível. O problema é quando esse sentimento passa de um evento simples para algo que toma conta da vida das pessoas. Desde de situações banais, como "fui dormir tarde mesmo sabendo que ficaria com sono no trabalho", até situações mais graves, como "precisei colocar meu pai em um lar de idosos", a culpa é um sentimento universal e que faz parte do dia a dia.

Segundo a psicóloga Fernanda P. de Queiroz, da Estar Saúde Mental, de São Paulo, a culpa, em si, não é necessariamente um sentimento negativo ou destrutivo. "A culpa é algo que faz parte do nosso desenvolvimento enquanto seres humanos, pois é um alerta de que estamos agindo errado. Ela nos ajuda a reavaliar o nosso comportamento e também a desenvolvermos uma melhor consciência sobre nosso comportamento", esclarece a especialista.

Não há nada de errado em sentir culpa. O problema surge quando passamos a pensar nela o tempo todo. Neste caso, ela pode até "tomar conta" de nossa vida. "A culpa, quando não é bem resolvida, pode levar a um sério desequilíbrio emocional. Afeta a autoestima, traz sentimentos de desesperança, além de deixar a pessoa mais ligada ao passado, o que inviabiliza, por exemplo, a viver o momento presente. Muitas vezes, este sentimento faz parte de um quadro de depressão e ansiedade, por exemplo. Por isso, a psicoterapia pode ajudar muito a avaliar os pensamentos disfuncionais que geram a culpa", afirma Fernanda Queiroz.

Abaixo, a psicóloga dá dicas que ajudam a lidar com esse sentimento:

Aceite o que fez
O primeiro passo é aceitar aquilo que fez, ou não fez. Este é o momento de refletir sobre os motivos pelos quais você agiu ou não. Faz parte do processo de autoconhecimento. A culpa, quase sempre, é situacional, quer dizer, ela está ligada a uma situação específica. "Reconhecer o nosso comportamento é fundamental para que numa próxima vez consigamos tomar uma atitude antes. Isso evita que o sentimento se instale mais tarde", diz a especialista.

Aproveite a culpa para aprender mais sobre você
A culpa não é um sentimento cujo único propósito é fazê-lo se sentir péssimo sobre algo que fez ou não. Pelo contrário. "O sentimento de culpa deveria ser usado para nos alertar sobre algo, para que consigamos aprender a partir daquela experiência", comenta Fernanda.

Ninguém é perfeito
Sentir-se culpado sobre algo ou alguém talvez seja um dos melhores indicadores de que a perfeição não existe. "Ninguém é perfeito. Todos erramos. Podemos nos agarrar à ideia de que é possível viver livres de comportamentos considerados negativos, como a raiva, assim como dizer sempre a verdade, sempre pensar o melhor a respeito do outro. Porém, embora possamos nos aprimorar para adotar bons comportamentos, nem sempre temos controle sobre tudo. Falhar faz parte da vida, perder o controle e ter sentimentos ruins também. O que fazemos com isso é o que realmente importa".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade