Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Obesidade é um problema para os pés

Uma das partes do corpo mais afetadas pelo sobrepeso são os pés, que sofrem de rachaduras e ulcerações


postado em 11/12/2017 09:45 / atualizado em 11/12/2017 09:57

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Todo mundo sabe que a obesidade traz inúmeros problemasm, como diabetes e doenças cardíacas. A justificativa para aqueles que não se dedicam a um estilo de vida mais saudável é que, além da dificuldade de acompanhar uma dieta equilibrada, livre de pizzas, doces e frituras, por exemplo, a prática de atividades físicas causam muitas dores no corpo.

Esse incômodo é real e tem sua origem no aumento de sobrecarga nas articulações, especialmente nos membros inferiores. Por isso, é importante estar atento à saúde e praticar exercícios sob orientação de um profissional.

Outros problemas que o excesso de peso pode acarretar são as rachaduras e calosidades nos pés. "Se não forem tratadas podem agravar e transformar-se em feridas ou até mesmo em mal perfurante plantar, que é uma ulceração crônica que ocorre em áreas onde há a diminuição da sensibilidade protetora dos pés", explica a podóloga Cristina Lopes, da Doctor Feet.

Ela lembra que, para prevenir e evitar a abertura de rachaduras, o ideal é usar hidratantes. A especialista ressalta que os pés merecem atenção e devem ser avaliados com maior frequência por pessoas com obesidade ou sobrepeso. "É preciso assegurar a integridade de quem tem sobrepeso, se o paciente tiver diabetes, por exemplo, poderá agravar o estado e levar até a amputação do membro inferior", comenta Cristina.

Segundo a podóloga, para garantir a saúde dos pés é preciso, ao menos uma vez ao mês, buscar profissionais que auxiliem na prevenção e no tratamento. "É imprescindível reforçar a importância da higiene e da atenção nestas áreas que, muitas vezes, são deixadas de lado e não recebem o cuidado e atenção que merecem", completa a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade