Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Petrobras aumenta preço do gás usado na indústria e no comércio

O reajuste deve chegar a 5,5% nas distribuidoras


postado em 01/12/2017 17:39 / atualizado em 01/12/2017 17:44

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A partir de sábado, dia 2 de dezembro, o gás liquefeito de petróleo (GLP) usado pela indústria e pelo comércio terá reajuste de 5,3% nas distribuidoras. A informação foi dada pela Petrobras.

De acordo com a estatal do petróleo, a alteração é necessária por causa do aumento das cotações internacionais do produto, que acompanharam a alta do petróleo do tipo Brent, comercializado na Bolsa de Londres e que tem referência óleo extraído no Mar do Norte e no Oriente Médio. Esse é o valor de referência do petróleo no mercado europeu.

O reajuste, no entanto, não se aplica aos preços de GLP destinado ao uso residencial, comercializado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg, conhecido por P13 ou por gás de cozinha.

Aumento

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) calculou que, acompanhando as informações passadas pela Petrobras às distribuidoras, o aumento de preço será entre 5,1% a 5,5%, dependendo do polo de suprimento das refinarias.

Para o Sindigás, o sobrepreço do GLP destinado a embalagens acima de 13 kg, e a granel, adquiridas prioritariamente pelo segmento empresarial, "tem impactado de forma crucial os negócios que operam com uso intensivo de GLP".

O sindicato acrescenta, que considerando o reajuste de sábado (2), "o preço praticado pela Petrobras é 41,8% mais alto do que o praticado no mercado internacional". Segundo o Sindigás, o percentual causa impactos nos consumidores. "Esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos", diz a entidade.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade