Sabia que apenas oito seleções detêm todos os títulos de Copa do Mundo?

Apesar da Fifa, entidade máxima do futebol, possuir 213 associações afiliadas em todo o mundo

por Encontro Digital 19/12/2017 15:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.


Adidas/Divulgação
(foto: Adidas/Divulgação)
No ano que vem teremos mais uma Copa do Mundo, o evento máximo do futebol internacional. A novidade é que das 213 associações afiliadas à Federação Internacional de Futebol (Fifa), duas farão a estreia no evento esportivo: Panamá e Islândia.

Muita gente não sabe, mas das 213 federações de futebol associadas à Fifa, 76 já conseguiram participar de alguma Copa do Mundo. Além disso, uma associação delas não existe mais: a Alemanha Oriental, que disputou a Copa de 1974 e foi incorporada à Alemanha Ocidental formando a nação atual – após a queda do muro de Berlim, em 1989, que pôs fim à dominação comunista da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Outras associações foram subdivididas: a Rússia é herdeira da União Soviética; a República Tcheca provém da Tchecoslováquia; a Sérvia é herdeira da Iugoslávia.

Curiosamente, apesar das dezenas de seleções que participaram das 20 Copas do Mundo realizadas até hoje, apenas oito detêm todos os títulos: Brasil com cinco campeonatos; Alemanha e Itália com quatro; Argentina e Uruguai com dois; Espanha, França e Inglaterra com um cada.

Porém, os campeões se distinguem também pela taça que receberam. Uruguai e Inglaterra só conseguiram ser campeões na época da Taça Jules Rimet. Argentina, França e Espanha só na disputa da Taça Fifa.

A Alemanha, que ganhou três títulos, seria dona da taça se o critério fosse o mesmo adotado na época da Jules Rimet – quem ganhava três vezes ficava com a taça definitiva. Porém, após o sumiço do troféu em 1983, quando o Brasil estava de posse dele, a Copa do Mundo passou a entregar a Taça Fifa.

Aliás, os nomes das seleções campeãs do mundo são colocados na Taça Fifa, que possui espaço para os campeões até a Copa de 2038, depois disso terá que ser criada um novo troféu.

Jogos na Rússia

A Fifa alterou os horários de seis jogos da Copa do Rússia para combinar melhor com o fuso horário dos países envolvidos. Nenhuma destas alterações envolve o Brasil, que vai estrear no domingo, dia 17 de junho, na cidade de Rostov, contra a Suiça, às 15h. O segundo jogo no dia 22, sexta-feira, é contra a Costa Rica, em São Petersburgo, às 9h. E o terceiro, no dia 27, em Moscou, no estádio Spartak, às 15h. Todas as partidas são no horário oficial de Brasília.

(com Radioagência Nacional)

Últimas notícias

Comentários