Aeroporto de Confins se destaca em pesquisa de satisfação dos passageiros

O terminal mineiro ficou em terceiro lugar no levantamento divulgado pelo Ministério dos Transportes

por Encontro Digital 31/01/2018 10:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gil Leonardi/Imprensa MG/Divulgação
(foto: Gil Leonardi/Imprensa MG/Divulgação)
Segundo a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, o aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), foi considerado o terceiro mais bem avaliado, conforme resultados do 4º trimestre de 2017. O terminal registrou melhorias em 86,5% dos indicadores, em comparação às avaliações no mesmo período de 2016. No relatório elaborado pela secretaria nacional de Aviação Civil, Confins ampliou sua pontuação média em 5,9%, passando de 4,23 para 4,48 (escala de um a cinco, sendo um para "muito ruim", e cinco para "muito bom"), de acordo com a percepção dos usuários.

O aeroporto mineiro também obteve pontuação superior à média geral nos itens ligados à infraestrutura aeroportuária, com cinco pontos percentuais a mais, fechando o trimestre com 4,44 (média geral de 4,27). Entre os indicadores que mais cresceram estão: a qualidade da informação nos painéis de restituição de bagagem, que foram de 4,15 para 4,59, mais de 10%; a disponibilidade de assentos na sala de embarque, de 4,28 para 4,69, ampliando em 9,6%; e a disponibilidade dos painéis de informação de voo, com aumento de 7,9%, passando de 4,03 para 4,35.

No grupo de indicadores referente às facilidades encontradas pelos usuários, Confins também teve crescimento acentuado. Em relação à qualidade das instalações do estacionamento de veículos, o terminal mineiro obteve média 23% melhor – passou de 3,47 para 4,27. A maior queda registrada pelas avaliações foi referente aos serviços de internet, com -3,4%, descendo de 3,83 para 3,70.

A pesquisa

Trimestralmente, o Ministério dos Transportes divulga o resultado da avaliação dos 15 principais aeroportos em relação à satisfação dos passageiros com base em 38 quesitos ligados às áreas de infraestrutura, atendimento, serviços, itens de gestão, além da satisfação geral, com notas entre um e cinco. A partir do primeiro trimestre de 2018, serão 20 terminais avaliados.

Desde que passou a ser realizada, em janeiro de 2013, a pesquisa de satisfação já ouviu mais de 308 mil pessoas nos 15 principais aeroportos, que estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. Na categoria de até cinco milhões de passageiros estão os terminais de Natal (RN), Manaus (AM) e Cuiabá (MT).  Neste grupo também farão parte os novos aeroportos da pesquisa: Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC).

Entre cinco e 15 milhões estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG). Acima de 15 milhões de passageiros estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. Segundo o ministério, o índice de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.

(com assessoria de imprensa do Ministério dos Transportes)

Últimas notícias

Comentários