Corante muito usado em balas e bebidas pode causar reação alérgica na pele

Já ouviu falar da tartrazina? Substância fornece a cor amarela a remédios e alimentos e pode causar alergia

por Vinícius Andrade 29/01/2018 08:01

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Muito usado em doces e remédios, o corante chamado tartrazina, que gera a cor amarela, está associado à ocorrência de alergia, especialmente a que afeta a pele (foto: Pixabay)
A aparência colorida de sucos artificiais, balas, gelatinas, molhos e refrigerantes pode ser atribuída a diversos corantes, inclusive a tartrazina, normalmente usada para dar a cor amarelada aos alimentos. O problema é que esta substância pode desencadear reações alérgicas como urticárias (irritação na pele caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, que coçam muito) e angiodemas ("inchaço" semelhante à urticária, mas que acontece nas camadas mais profundas da pele).

Conforme o alergista Claudio Oliveira Ianni, membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia de Minas Gerais (Asbai-MG), as reações alérgicas provocadas pelo consumo de alimentos que contêm tartrazina ocorrem em pessoas que já sofrem com urticária e angiodema. "O diagnóstico, na maioria das vezes, é clínico. Existe um exame que pode ser feito com o sangue, mas não é muito confiável", comenta o médico.

Apesar dos riscos, esse corante é liberado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, alimentos e medicamentos que utilizam a tartrazina em sua composição precisam indicar, no rótulo, a presença da substância. Geralmente, ela está indicada na lista de ingredientes como  "corante artificial amarelo" ou "amarelo 5" ou "yellow 5".

Segundo um estudo de 2007 da Agência Alimentar do Reino Unido, a tartrazina pode estar relacionada à hiperatividade em crianças. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ainda acusa o corante de provocar reações como asma, bronquite, rinite, náusea, broncoespasmo, eczema e dor de cabeça.

Últimas notícias

Comentários