Cores surgem no céu do Paraná e intrigam internautas

O fenômeno foi registrado na cidade de Ribeirão Claro no domingo, dia 28 de janeiro

por João Paulo Martins 31/01/2018 15:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Facebook/André Luiz Nassif/Reprodução
As cores vibrantes que apareceram no céu de Ribeirão Claro, no Paraná, foram capturadas pelo vendedor André Luiz Nassif e estão intrigando muitos internautas (foto: Facebook/André Luiz Nassif/Reprodução)
Um fenômeno curioso foi registrado no céu da cidade de Ribeirão Claro, que fica no norte do Paraná. A imagem capturada pelo vendedor André Luiz Nassif, e que foi publicada em sua conta no Facebook no domingo, dia 28 de janeiro, está chamando a atenção devido às cores vibrantes que apareceram nas nuvens.

"Foi muito bonito. Nunca vi algo parecido. O pessoal que estava em um restaurante chegou a parar de comer e saiu para ver", revela Nassif em entrevista para a rede de TV local RPC.

O vendedor disse ainda que o dia estava bem quente e que depois que o colorido apareceu no céu, caiu uma chuva forte. Em seguida, o Sol teria reaparecido.

Segundo o meteorologista Fernando Mendes, do Instituto Tecnológico Simepar, o fenômeno registrado pelo paranaense André Nassif é bem parecido com o tão conhecido arco-íris. "É um processo físico. A luz é composta por vários comprimentos de ondas, que determinam as cores. Tudo que a gente vê é um processo de comprimento de onda daquelas cores, um rebatimento dessas ondas. Para que aconteça, é necessário ter partículas de água, muito pequenas e com refração de luz, assim como no arco-íris. Normalmente acontece mais no final da tarde ou pela manhã, já que depende um  pouco da inclinação solar", esclarece o especialista em entrevista para o site Paraná Portal.

O meteorologista lembra ainda que esse tipo de fenômeno ótico costuma ser mais comum no início da manhã e no final da tarde, já que o ângulo de incidência dos raios solares também faz diferença para o aparecimento das diferentes cores do espectro da luz nas nuvens.

Veja, abaixo, um vídeo com o fenômeno registrado no Paraná:

Últimas notícias

Comentários