Cresce no Brasil a procura pela ninfoplastia, cirurgia que corrige os lábios vaginais

Segundo especialista, o procedimento é rápido, mas é preciso cuidado no pós-operatório

por Vinícius Andrade 19/01/2018 08:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
A estética feminina não está relacionada apenas a cabelo, pele e às indesejadas estrias e celulites. A mulher tem se preocupado cada vez mais com a beleza íntima, o que explica o aumento da ninfoplastia ou labioplastia, cirurgia que visa diminuir os pequenos lábios vaginais – quando os mesmos se tornam grandes, assimétricos ou escurecidos.

O Brasil já é líder mundial no procedimento. De 2015 a 2016, o aumento desse tipo de intervenção foi de 80%, passando de 12.870 operações de ninfoplastia para 23.155, de acordo com o levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês).

Segundo a ginecologista Talitha Melo, essa cirurgia é mais procurada por jovens adultas (entre 25 e 35 anos) que apresentam hipertrofia ou assimetria nos pequenos lábios da vagina. As alterações podem ocorrer por motivos genéticos, fatores hormonais ou por consequências do parto natural. "Com a modernidade e a autonomia da mulher, ela tem observado que é possível melhorar sua região de forma satisfatória", comenta a médica.

Além do fator estético, a ninfoplastia ainda pode melhorar as relações íntimas e acabar com o desconforto de algumas roupas mais apertadas. "Durante a relação sexual, esses lábios muito grandes acabam causando dor e desconforto. O excesso de pele é tão grande que também incomoda quando a mulher veste uma calcinha mais apertada. Além da parte estética, tem a melhora do desempenho sexual e o ganho de conforto no uso de roupas justas", esclarece a ginecologista.

Talitha Melo explica ainda que a cirurgia é simples e dura entre 20 e 30 minutos. A paciente recebe alta no mesmo dia e precisa ficar em repouso de 10 a 15 dias. "Nesse período, é importante cuidar da higiene íntima, porque é uma região muito contaminada. Portanto, existe o risco de infeccionar. O repouso e a higiene são fundamentais para o sucesso da cirurgia", ressalta a médica.

Para as mulheres que se interessaram na ninfoplastia, o procedimento custa, em média, R$ 2 mil, mas também pode ser feito pela rede pública, apesar da dificuldade em conseguir uma autorização. Menores de 18 anos que desejam realizar a cirurgia precisam, obrigatoriamente, da autorização dos pais.

Últimas notícias

Comentários