Foto de garoto no Réveillon de Copacabana faz sucesso na internet

O registro do fotógrafo está chamando a atenção e até causando polêmica no Facebook

por Encontro Digital 03/01/2018 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Facebook/lucaslandau/Reprodução
A imagem do garoto tomando banho de mar em meio à festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, está chamando a atenção dos internautas, especialmente no Facebook (foto: Facebook/lucaslandau/Reprodução)
Uma fotografia está chamando a atenção na internet. Ela foi feita na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante a festa de Réveillon, no dia 31 de dezembro de 2017. Em meio aos milhões de espectadores que acompanhavam a festa carioca, a maior do país, com 17 minutos da queima de fogos de artifício, o fotógrafo Lucas Landau registrou um garoto tomando banho de mar, com o olhar voltado para cima. A imagem logo se espalhou pelo Facebook e já conta com mais de 22 mil curtidas e quase oito mil compartilhamentos.

"Como a foto está sendo bem divulgada, acho válido contextualizar: eu estava a trabalho fotografando as pessoas assistindo aos fogos em Copacabana. Ele estava lá, como outras pessoas, encantado", diz Lucas no texto que acompanha a publicação da imagem na rede social criada por Mark Zuckerberg. Ainda segundo o fotógrafo, o barulho não deixou que pudesse ouvir o nome do menino, apenas a idade dele, que seria 9 anos. "Como ele estava dentro mar, que estava gelado, acabou ficando distante das pessoas. não sei se estava sozinho ou com família", completa o fotógrafo, que estava trabalhando para a agência alemã de notícias Reuters.

Muitos usuários do Facebook elogiaram a captura da cena de Ano Novo feita por Lucas Landau. "Parabéns, amigo! Bela foto. Uma das mais belas fotos que vi neste ano, ou melhor, a mais linda, digna de vários prêmios jornalísticos", diz o internauta Paulo Dimas de Almeida. "Excelente! Amei, parabéns!", exalta Maria Darrieux. "Que foto linda!", diz Simone Tobias. "Eu consegui ver uma criança que estava se esbaldando no mar e parou, deslumbrado, para admirar os fogos. Certamente, um grande clique. Parabéns!", elogia Norminha Pereira. "Foto maravilhosa", comenta Sandra Ney.

Porém, nem todos gostaram da atitude do fotógrafo e expuseram o problema do direito de imagem e da preservação da criança. "Espero que todo o lucro e o direito de imagem da criança seja respeitado", recomenda o usuário Arlison Vilas Bôas, também no Facebook. "Já vendeu a foto? Para quantas pessoas? E qual a porcentagem que a família e o garoto ganharam?", questiona Magoo Punx. "A foto está bonita, porém, o fotógrafo deveria saber que ele não pode fotografar um menor tomando o seu banho de mar sem nem saber o nome e vender sua imagem à revelia. Não pode. Se a família processar, ele terá que ressarci-la por violação de direito de imagem e exploração comercial sem autorização. Um absurdo o fotógrafo achar que poderia fazer isso sem ônus", diz a internauta Noêmia Duque.

Ainda no post que acompanha a imagem, o fotógrafo Lucas Landau comenta sobre o conteúdo dela e sua vontade de conhecer melhor o garoto retratado: "Essa fotografia abre margem para várias interpretações; todas legítimas, ao meu ver. Existe uma verdade, mas nem eu sei qual é. Me avisem se descobrirem quem é o menino, por favor". Sobre as críticas, ele chegou a responder alguns usuários, dizendo que não cometeu nenhum crime e que a "maldade" da imagem está apenas nos "olhos de quem vê".

Últimas notícias

Comentários