Grupo separatista quer criar a Nova Califórnia, nos Estados Unidos

Segundo a declaração de independência, a Califórnia, hoje, seria um estado 'ingovernável'

por João Paulo Martins 17/01/2018 10:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Usatoday.com/Reprodução
Segundo a proposta de criação da Nova Califórnia, o novo estado americano seria formado por quase todos os condados da zona rural da atual Califórnia (foto: Usatoday.com/Reprodução)
Depois do polêmico referendo que havia aprovado a independência da região da Catalunha, na Espanha, em 2017, agora, uma nova onda separatista surge, mas nos Estados Unidos. Segundo notícia divulgada pelo jornal americano USA Today, separatistas querem criar o estado da Nova Clifórnia (New California, no original em inglês) – seria o 51º estado americano. Na segunda, dia 15 de janeiro, eles até divulgaram uma suposta declaração de independência em relação à Califórnia, que, na opinião deles, teria se tornado "ingovernável".

A Nova Califórnia seria formada, em sua maioria, por condados da zona rural da atual Califórnia, deixando as áreas urbanas e mais povoadas – incluindo a capital, Los Angeles, e o Vale do Silício – dentro do "antigo" estado. "O estado da Califórnia, hoje, está sendo governado por uma tirania", critica Robert Paul Preston, porta-voz dos separatistas, em documento divulgado na internet. "Após anos de taxação, regulação e políticas de um só partido e de vários comitês, o estado da Califórnia e muitos de seus 58 condados se tornaram 'ingovernáveis'", completa o grupo no documento, que diz ainda que serviços básicos, como educação, segurança, infraestrutura e saúde estariam sendo deixados de lado.

Os separatistas estão apelando para o Artigo 4º, Seção 3 da Constituição dos Estados Unidos. Com isso, a Nova Califórnia quer convencer o legislativo do estado a aceitar a separar de forma pacífica, antes de se ver obrigada a enviar o pedido oficial para o congresso americano.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que uma onda separatista surge na Califórnia. Em 2014, o investidor americano Tim Draper quis dividir o Golden State (como também é conhecido o estado) em seis partes, incluindo a criação do Estado do Vale do Silício. Porém, ele não foi bem sucedido e nem conseguiu realizar uma consulta popular com este propósito.

Últimas notícias

Comentários