MEC decide antecipar as inscrições do Sisu

Estudantes que fizeram o Enem 2017 poderão tentar uma vaga no ensino superior a partir do dia 23 de janeiro

por Encontro Digital 18/01/2018 15:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Agência Brasil/Divulgação
(foto: Agência Brasil/Divulgação)
Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, divulgou nesta quinta, dia 18 de janeiro, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram antecipadas e, agora, serão feitas de 23 a 26 de janeiro. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa em que foi divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

"Nós recebemos muitas demandas de jovens, estudantes e educadores com relação ao prazo do Sisu. Como conseguimos adiantar em um dia a divulgação do resultado do Enem, também estamos adiantando a abertura do Sisu", explica o chefe do Ministério da Educação (MEC), lembrando que, inicialmente, as inscrições começariam no dia 29 de janeiro e iriam até 1º de fevereiro.

No total, são 239.601 vagas em 130 instituições de ensino, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Com relação à segunda etapa do Sisu, o prazo será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. "Essa é a fase de preparação das matrículas. Os editais e a programação das universidades, evidentemente, não cabe ao MEC alterar. Cada uma tem a sua responsabilidade e a sua competência legal", esclarece Mendonça Filho.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Senha

Para consultar as vagas que serão oferecidas pelas universidades, os estudantes precisam da senha criada na Página do Participante, na época da inscrição para o Enem. Quem esqueceu pode fazer a recuperação da senha por meio do próprio site. Lá, os candidatos têm três caminhos para a recuperação da senha.

(com assessoria de imprensa do MEC)

Últimas notícias

Comentários