Mercado prevê crescimento menor da economia brasileira

Segundo o Banco Central, estimativa caiu de 2,7% para 2,66% em 2018

por Encontro Digital 29/01/2018 11:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Segundo projeção do boletim Focus, publicação divulgada nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, no site do Banco Central (BC), o crescimento do Brasil em 2018 deve ser de 2,66%. Até meados de janeiro, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto – PIB, ou a soma de todas as riquezas produzidas pelo país – para este ano era de 2,7%.

A projeção do mercado está abaixo do crescimento estimado pelo governo, de 3% para este ano.

Já a estimativa para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi mantida em 3,95% para 2018, a mesma projetada em emados de janeiro.

Para a taxa básica de juros da economia, a Selic, a projeção é de 6,75% ao ano, a mesma desde o final de dezembro de 2017. No ano passado, a Selic atingiu a mínima histórica, de 7% e houve sinalização de redução para este ano. A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa, será entre os dias 6 e 7 de fevereiro.

O boletim Focus traz também estimativas para 2019. Nesta edição, a estimativa de crescimento aumentou de 2,99% para 3%, em relação à última projeção. O IPCA foi mantido em 4,25%.

O boletim é divulgado todo início de semana e traz a média das expectativas de bancos, instituições financeiras, consultorias e empresas sobre os principais indicadores relacionados à economia brasileira, como os diversos índices de inflação, o PIB, a taxa de câmbio e a taxa básica de juros da economia, a Selic.

(com Agência Brasil)

Últimas notícias

Comentários