Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Cientistas induzem a amamentação em mulher transgênero

Pela primeira vez na história, um homem que mudou de sexo conseguiu gerar leite materno


postado em 26/02/2018 09:12 / atualizado em 26/02/2018 09:45

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Um estudo curioso realizado nos Estados Unidos e publicado no periódico científico Transgender Health está chamando a atenção em todo o mundo. Isso porque os cientistas conseguiram induzir a lactação em uma mulher transgênero. A informação foi divulgada pelo jornal inglês The Guardian.

"A transgenia já está se tornando parte da Medicina tradicional. Estamos conseguindo mais informações baseadas em evidência, temos mais tratamentos padronizados e estamos com mais opções na área da reprodução", comenta a pesquisadora Tamar Reisman, do hospital Mount Sinai, de Nova Iorque, e uma das responsáveis pelo estudo da mulher transgênero que conseguiu gerar leite.

Segundo Tamar, a paciente de 30 anos procurou ajuda médica quando a companheira, que estava grávida de cinco meses, anunciou que não iria amamentar o filho do casal. Então, a transgênero decidiu ser responsável por esse ato. Os pesquisadores contam que, apesar de estar recebendo tratamento para insônia e ansiedade, a paciente era uma mulher "agradável, bem nutrida e bem desenvolvida".

De acordo com o The Guardian, a mulher estava fazendo terapia hormonal há seis anos, mas não havia se submetido a nenhuma cirurgia de adaptação do órgão sexual  ou implante de próteses mamárias. Foi então que os cientistas decidiram usar uma técnica intitulada "indução da lactação", que, normalmente, é recomendada para as pessoas do gênero feminino, mas que nunca amamentaram.

A paciente passou, então, a tomar, gradualmente, os hormônios femininos progesterona e estradiol, enquanto estimulava a lactação por meio de bombas de extrair leite. Além disso, a mulher transgênero usou um medicamento contra enjoo, intitulado Domperidona, que também favorece a amamentação – porém, por causar vários efeitos colaterais, seu uso é restrito à recomendação médica.

"Já foram reportados vários casos na internet de mulheres transgênero tentando, por conta própria, métodos para induzir a lactação, mas este foi o primeiro já registrado na literatura médica a gerar amamentação funcional", diz Tamar Reisman ao jornal The Guardian.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade