Especialista dá dicas para se evitar problemas durante tempestades

Nesta época do ano, chuva forte acompanhada de raios é muito comum

por Encontro Digital 01/02/2018 12:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Com as tempestades constantes desta época do ano, especialmente no final da tarde, é preciso ficar atento aos raios, rajadas de ventos e inundações, que podem causar danos e risco para pessoas e edificações.

O Brasil é um dos países com maior incidência de relâmpagos em todo o planeta. Anualmente, mais de um milhão de raios são contabilizados em apenas em Minas Gerais, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As descargas atmosféricas podem causar acidentes e danos ao sistema elétrico.

De acordo com Demetrio Aguiar, engenheiro de segurança do trabalho da Cemig, alguns procedimentos devem ser adotados durante as tempestades para evitar problemas, como desligar equipamentos elétricos das tomadas, evitando choque e o risco de queimar o aparelho. "Ocorre da seguinte forma: durante as chuvas, o raio atinge a rede elétrica e chega às residências por meio da fiação, podendo atingir os moradores", alerta o especialista.

O engenheiro lembra ainda os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano: "O raio provoca queimaduras gravíssimas e pode causar parada cardiorrespiratória, que leva inclusive à morte".

As tempestades também podem levar ao rompimento de fios elétricos da rede de energia. Neste caso, é imprescindível que todos se mantenham distantes do local afetado. "Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca deve se aproximar ou tocar a fiação. Se possível, não deve permitir que outras pessoas se aproximem também.  A recomendação é ligar imediatamente para a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia", destaca Demetrio Aguiar.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, já que elas podem cair sobre a rede elétrica e trazer consigo fios possivelmente energizados, que ficam escondidos sob as folhas e podem causar acidentes graves.

O engenheiro dá outras dicas de segurança em caso de tempestades:

  • Durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena de TV pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelo risco de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio

  • Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o aparelho sem fio ou o celular, desde que não estejam conectados na tomada

  • Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados e jamais se abrigue sob árvores

  • Não use o chuveiro elétrico em caso de chuva forte ou tempestade com raios
(com Agência Minas)

Últimas notícias

Comentários