Enigma em prova para crianças de 11 anos na China viraliza na internet

Uma pergunta de Matemática elaborada por uma escolha da província de Sichuan acabou gerando muita polêmica

por João Paulo Martins 01/02/2018 08:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Weibo/Reprodução
A pergunta "Se um navio possui 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?", feita para crianças de 11 anos, vem causando polêmica na internet (foto: Weibo/Reprodução)
Tudo bem que a internet na China não tem a mesma liberdade que em muitos países do Ocidente, porém, no final de janeiro, um assunto ganhou imensa repercussão na rede social Weibo, a mais usada pelos chineses. Tudo porque uma escola resolveu testar a "consciência crítica" dos alunos e fez a seguinte pergunta numa prova de Matemática: "Se um navio possui 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?".

Apesar de a questão ter sido elaborada para crianças de 11 anos, da 5ª série de uma instituição de ensino chinesa, ela acabou gerando dor de cabeça para muitos alunos do distrito de Shunqing, que fica na província de Sichuan, no centro do país.

"O capitão tem pelo menos 18 anos porque ele tem que ser adulto para estar à frente do leme do navio", responde um estudante, segundo informações da rede britânica de notícias BBC. "O capitão tem 36 anos, porque 26 ovelhas mais 10 cabras dá 36, e o capitão queria que a soma fosse igual à sua idade", responde outra criança. "A idade do capitão é... Eu não sei. Não consigo resolver isto", conclui, por sua vez, um terceiro aluno, que desistiu de decifrar o enigma.

O jornal português Expresso decidiu procurar um especialista para tentar resolver a questão, que mais parece uma pergunta filosófica. Segundo o professor Rogério Martins, do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, deveriam existir mais questionamentos como esse, porém, a resposta não é objetiva. "Essa questão, em particular, é plausível, mas, claro que não tem uma resposta objetiva. Talvez a resposta mais natural seja: 'Os dados do problema não permitem tirar qualquer conclusão sobre a idade do capitão do navio'. Mas, haveria muitas outras respostas possíveis", explica o especialista.

Respostas possíveis

O enigma chinês ganhou as redes sociais em todo o mundo e acabou viralizando. Na internet, multiplicaram críticas e piadas sobre o exercício dirigido a pré-adolescentes. No entanto, alguns internautas tentaram encontrar uma solução. "O peso total de 26 ovelhas e 10 cabras é de 7,7 mil kg, com base no peso médio de cada animal. Na China, para estar ao leme de um navio com mais de 5 mil kg de carga, é preciso ter uma licença de barco há cinco anos. E se a idade mínima para obter uma licença de barco é de 23, então, o comandante tem no mínimo 28 anos", diz um usuário da rede social chinesa Weibo.

Conforme informação divulgada pela BBC, os responsáveis pela escola e pelo departamento de Educação do distrito de Shunqing consideraram que não houve erro no enunciado e que o objetivo da pergunta era "avaliar a consciência crítica e a capacidade de pensar de forma independente".

"A Matemática é uma ciência exata, mas isso não quer dizer que não haja espaço para um pensamento mais aberto e crítico. Não só o argumento é aceitável como faz cada vez mais sentido, numa época em que os computadores nos substituem em praticamente qualquer cálculo. Resta-nos a consciência crítica e o pensar de forma criativa, mesmo na Matemática", comenta o professor português Rogério Martins.

Últimas notícias

Comentários