Empresa francesa apresenta um 'Segway voador' que chega a 3 km de altura

Chamado de Ezfly, o equipamento surpreende pela estabilidade no ar e pelo seu alcance

por Marcelo Fraga 02/02/2018 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
YouTube/Flyboard by ZR/Reprodução
Chamado de Ezfly, o "Segway voador" criado pela empresa francesa Zapata surpreende pela forma estável de voar e por conseguir alcançar até 3 km de altura (foto: YouTube/Flyboard by ZR/Reprodução)
Não é de hoje que os filmes, sobretudo os de ficção científica que retratam o futuro, trazem pessoas voando, seja por meio de superpoderes ou de algum equipamento tecnológico. Basta lembrar do skate voador do personagem Mart MacFly, vivido pelo ator Michael J. Fox, no filme de sucesso De Volta Para o Futuro II (1989), ou do jetpack utilizado pelo super-herói Rocketeer (Billy Campbell), no longa-metragem de mesmo nome, lançado em 1991.

Porém, mesmo com toda a evolução da tecnologia, até hoje o desejo de voar com um aparato pequeno e de uso individual ainda não foi conquistado pela humanidade. Mas, esta história pode mudar, em breve. Isso porque a empresa francesa Zapata está testando um suposto hoverboard (prancha de voar, em tradução livre do inglês), que parece o dispositivo de transporte individual Segway, veículo de duas rodas comumente usado por seguranças de shopping para se deslocar pelo centro de compra, só que funciona no ar e chega a 3 km de altura.

Chamado de Ezfly, o equipamento criado pela Zapata foi apresentado em um vídeo publicado no canal da empresa no YouTube. O "Segway voador" mostrado nas imagens, que teriam sido gravadas no estado do Texas, nos Estados Unidos, possui propulsores a jato que permitem que uma pessoa fique de pé sobre ele, ganhando, assim, uma altura considerável do chão.

A gravação surpreende ao mostrar os testes do equipamento feitos por um "piloto" que decola de uma plataforma e percorre uma grande distância voando sobre as águas de um lago. Em seguida, ele retorna ao píer de onde partiu, de forma tranquila. O que mais chama a atenção é a estabilidade do Ezfly, inclusive na hora de pousar ou levantar voo.

O vídeo publicado pela Zapata no YouTube já possui mais de 260 mil visualizações. No entanto, nem mesmo o site oficial da empresa francesa fornece detalhes sobre a previsão de lançamento do "Segway voador" no mercado, nem o preço que ele custaria ao chegar ao mercado.

Assista, abaixo, à gravação do teste do Ezfly nos EUA:

Outros produtos

Anteriormente, a Zapata já havia apresentado, também no YouTube, um equipamento semelhante ao Ezfly, chamado de Flyboard, porém, com propulsão à água. Nele, ao invés de turbinas emitirem rajadas potentes de ar que dão força ao equipamento, são usados fortes jatos de água. Com isto, só é possível utilizar o produto sobre lagos, mares ou rios porque ele necessita de uma "alimentação" constante de água para funcionar.

O site da Zapata apresenta, ainda, o conceito de um "skate voador", bem parecido com o do filme De Volta Para o Futuro II, que funciona de forma semelhante ao Flyboard, mas possui um tubo flexível que permite movimentos radicais no ar.

Últimas notícias

Comentários