Vermes que afetam apenas animais são encontrados em olho de americana

A moradora do Oregon (EUA) retirou nada menos que 14 vermes Thelazia gulosa, muito comuns em bois e vacas

por João Paulo Martins 15/02/2018 10:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Facebook/Abby Beckley/Reprodução e John Hoyt/Divulgação
A americana Abby Beckley se tornou o primeiro caso registrado de infecção humana pelo verme Thelazia gulosa. Foram retirados 14 parasitas dos olhos da americana (foto: Facebook/Abby Beckley/Reprodução e John Hoyt/Divulgação)
Apesar de ter ocorrido em agosto de 2016, o caso da americana que contraiu 14 vermes nos olhos está chamando a atenção na internet em fevereiro, depois que um estudo sobre o problema, considerado inédito no mundo, foi publicado no Jornal Americano de Medicina Tropical e Higiene.

Abby Beckley, então com 26 anos, moradora do Oregon, nos Estados Unidos, estava trabalhando num barco de pesca de salmão no Alasca, em 2016, quando sentiu que algo estava fazendo seus olhos coçarem e ficarem irritados. Depois de uma semana sendo afetada diariamente pelo problema, que ela achava ser culpa de um cílios, decidiu verificar a situação no espelho. Foi então que retirou um "objeto estranho" de seu olho: um minúsculo verme transparente. E ele não estava sozinho.

No pronto-socorro, o médico que a atendeu não sabia dizer o que estava acontecendo e apenas retirou quatro vermes do olho esquerdo de Abby. O especilista precisou entrar em contato com colegas da Escola de Medicina da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon. Quem "recebeu" o caso e percebeu que se tratava de algo inédito no mundo foi a pesquisadora Erin Bonura, uma das autoras do estudo recém publicado. "A paciente está com vermes saindo de seus olhos. O que podemos fazer?", teria dito o médico da clínica do Alasca em telefonema efetuado para a cientista, conforme divulgado no site da universidade.

Depois de enviarem amostras do verme para o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, descobriram que se tratava do nematoide parasitário Thelazia gulosa, que, normalmente, afeta apenas animais, especialmente bois, vacas e cachorros. Para a sorte de Abby Beckley, os especialistas avisaram que esses vermes não seriam capazes de sair de seus olhos e afetar outras partes do corpo, como o cérebro, por exemplo.

Além disso, os cientistas descobriram que a americana teria sido infectada pela Thelazia quando estava cavalgando ou pescando no Oregon, um estado que é bem conhecido pela criação extensiva de gado. Alguma mosca, que normalmente se alimenta de lágrimas do gado, estava infestadas de vermes e deve ter pousado nos olhos de Abby, causando a infecção inédita em toda a história da Medicina.

Ao todo, foram retirados 14 parasitas dos olhos dela. Por sorte, esse tipo de infestação é fácil de ser tratada. De acordo com os médicos, medicamentos antiparasitários resolvem a maioria dos casos. Mas, se os vermes não tivessem sido retirados, eles poderiam arranhar a córnea e causar até problemas de visão.

"Infecções por Thelazia são mais comuns em animais, mas humanos podem ser hospedeiros acidentais. Este fato é inacreditavelmente interessante, e estou certa de que algumas pessoas ficarão com nojo, mas devem saber que é algo de que não precisam ter medo", comenta Erin Bonura ao site da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon.

Últimas notícias

Comentários