Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Encceja passa a ser realizado em agosto; confira!

Exame que certifica os ensinos médio e fundamental ajudam muitos jovens e adultos no Brasil


postado em 14/03/2018 16:50 / atualizado em 14/03/2018 16:55

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terá quatro aplicações em 2018. Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta, dia 14 de março, o ministro da Educação Mendonça Filho e Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciaram que o Encceja Nacional será realizado no dia 5 de agosto e o Encceja Exterior, em 16 de setembro. As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e aos adolescentes sob medidas socioeducativas serão realizadas em setembro.

"Na próxima semana, vamos divulgar o edital do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] 2018 e decidimos também já fazer a divulgação do calendário e mudanças relativas ao Encceja, que é um exame importante para garantir a certificação dos ensinos médio e fundamental", diz Mendonça Filho. Ele lembra que a desvinculação do Encceja do Enem se deu para que cada um deles seja o mais direcionado possível para os jovens. "O Inep colocou a necessidade de que a gente pudesse ter uma visão mais focada naqueles que buscam uma certificação de competência e, assim, temos, hoje, o Encceja como essa oportunidade", comenta o ministro.

Por sua vez, Maria Ines Fini afirma que a mudança da data da prova foi uma requisição dos jovens. "Eles nos pediram que fizéssemos o exame mais cedo e ele acontecerá, então, no dia 5 de agosto, para que possamos emitir o certificado em outubro", esclarece a representante do Inep. Ela destaca ainda a importância social do exame: "O Encceja permite que quem perdeu a oportunidade de estudar na idade certa volte ao sistema ou ingresse no mundo do trabalho com uma certificação de nível fundamental e médio. O significado social é esse resgate, essa perspectiva de ampliação da cidadania".

As inscrições para o Encceja Nacional 2018 serão realizadas das 10h do dia 16 de abril às 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília).

O exame é direcionado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem deseja a certificação de conclusão do ensino fundamental, precisa ter 15 anos completos na data de realização das provas. Para quem quer o certificado do ensino médio, precisa ter 18 anos.

O MEC lembra que a inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Esta somente será entregue ao participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que obtiver, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, no ensino fundamental; e de Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias, no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação. Cada prova é composta por 30 questões de múltipla escolha.

(com assessoria de Comunicação Social do MEC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade