Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Google homenageia Gabriel García Márquez no Doodle

O buscador lembra os 91 anos que o célebre escritor colombiano faria nesta terça, dia 6


postado em 06/03/2018 08:45 / atualizado em 06/03/2018 11:17

O Google homenageou o célebre escritor colombiano Gabriel García Márquez (detalhe), que faria 91 anos nesta terça, dia 6 de março(foto: Google.com.br/Reprodução e Albert Gea/EM/D.A Press)
O Google homenageou o célebre escritor colombiano Gabriel García Márquez (detalhe), que faria 91 anos nesta terça, dia 6 de março (foto: Google.com.br/Reprodução e Albert Gea/EM/D.A Press)
Nesta terça, dia 6 de março, o célebre escritor colombiano Gabriel García Márquez faria 91 anos – ele morreu em 2014, aos 87 anos. Para celebrar o aniversário do autor dos clássicos Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, o Google decidiu criar um Doodle (logomarca comemorativa) em homenagem ao escritor latinoamericano. A ilustração muito colorida e que lembra a tardição hispânica da Colômbia foi realizada pelo artista americano Matthew Cruickshank.

Gabriel García Marquez, também conhecido por Gabo, nasceu em Aracataca, na Colômbia, em 1927, e conquistou o Prêmio Nobel da Literatura em 1982, pelo conjunto de sua obra. O colombiano, um dos mestres do realismo fantástico, é considerado um dos mais importantes escritores do século XX. A prova disso é que a obra Cem Anos de Solidão se tornou um best-seller mundial, tendo sido traduzida para mais de 35 línguas. Segundo o autor, ela foi inspirada em sua casa e sua cidade natal, onde cresceu ao lado dos avós.

García Márquez estudou Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, mas decidiu deixar os estudos para se dedicar ao jornalismo em 1948. Ele trabalhou no jornal El Universal e como repórter dos periódicos El Heraldo e El Espectador. O escritor foit ambém correspondente na Europa, em Nova Iorque e, por fim, passou a morar no México.

"Por tudo isto e muito mais, celebramos o 91º aniversário de um ícone cultural cuja estrela continua a brilhar sobre os mundos literário e jornalístico da América Latina e dos outros [países]", descreve o Google na explicação de seu Doodle comemorativo.

Confira, abaixo, um documentário do canal GloboNews sobre o premiado escritor latino:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade