Placa bacteriana em cães e gatos pode causar outras doenças

O problema afeta até os rins, chegando a causar doença renal crônica no bichinho

por Da redação com assessorias 12/03/2018 15:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Assim como os humanos, os animais de estimação precisam ter uma higiene bucal adequada, para evitar possíveis danos à saúde. Mas, a falta de escovação, além da sensação de sujeira e do mau hálito, pode causar danos mais sérios, já que o acúmulo de placa bacteriana, ou doença periodontal, está ligado ao aumento de problemas renais nos pets.

Segundo a médica veterinária Cibele Erreiras Ruiz, consultora do Grupo Ipet, a doença periodontal é uma das condições orais mais comuns em cães e gatos, afetando mais de 85% dos animais com mais de cinco anos de idade. "O desenvolvimento dessa doença ocorre pelo acúmulo da placa bacteriana e tem relação direta com o tipo de alimentação e a ausência de escovação bucal adequada nos bichinhos", esclarece a especialista.

Conforme a veterinária, além de comprometer a dentição e os tecidos de sustentação, o problema pode levar ainda ao surgimento de outras doenças, como hepatite, inflamação nas articulações, cardiopatia e insuficiência renal. "As bactérias presentes na boca causam uma inflamação da gengiva que pode sangrar durante a mastigação ou mesmo durante as brincadeiras. O sangramento facilita a penetração das bactérias na corrente sanguínea e, estas, podem acumular em outros órgãos", explica Cibele Ruiz.

Especificamente em relação aos rins, a especialista esclarece que a presença de cálculos dentários, independente do grau de evolução, pode levar ao desenvolvimento da doença renal crônica, uma condição difícil de ser diagnosticada e que acaba sendo percebida apenas quando o cão ou o gato já está com o órgão comprometido.

"A placa bacteriana dos animais é igualzinha à do ser humano, se desenvolve em 24h. Mas, apesar dos problemas serem os mesmos, a pasta dental utilizada por nós, humanos, são tóxicas para os animais. Nesse sentido, é indispensável procurar um creme dental desenvolvido especialmente para os pets", alerta a veterinária.

Últimas notícias

Comentários