Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Taiwan quer proibir todo tipo de plástico até 2030

A ilha que pertence à China está de olho no meio-ambiente e quer evitar a poluição causada pelos materiais plásticos


postado em 05/03/2018 11:48 / atualizado em 05/03/2018 12:00

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Imagine o seu dia a dia sem canudinhos, copos descartáveis ou sacos plásticos. É o que a administração de Taiwan, ilha do oceano Pacífico que pertence à China, quer que aconteça por lá até 2030. A mudança será gradual, mas a primeira "vítima" já foi anunciada. De acordo com o site Ciclo Vivo, especializado em sustentabilidade, em restaurantes e lojas taiwaneses os canudinhos serão proibidos até 2019. Posteriormente, a medida deve se estender para todos os demais estabelecimentos do "país".

Achou a ideia radical? O desejo é que, a partir de 2025, os moradores que quiserem comprar canudos, copos, sacos, entre outros artigos descartáveis feitos de plástico, terão que pagar a mais por isso. É o que informa a Agência de Proteção Ambiental de Taiwan. O objetivo da medida, segundo o governo local, é reduzir os prejuízos decorrentes do uso exagerado de utensílios plásticos que acabam poluindo o oceano e alcançando a cadeia alimentar humana. Taiwan já proibiu a distribuição de sacolas em grandes redes de lojas. Até 2030, a meta do governo é tirar todos os tipos de plásticos de circulação e substituí-los por produtos recicláveis ou biodegradáveis.

Por aqui, em 2011, Belo Horizonte se destacou no Brasil por implantar uma lei que restringe o uso de sacolas de polietileno, que demoram, em média, 500 anos para se deteriorarem na natureza. Assim, os produtos biodegradáveis, que se decompõem em 180 dias, ganharam força. Além disso, os supermercados da capital mineira passaram a cobrar R$ 0,19 pelas sacolas ecológicas. A lei, contudo, se enfraqueceu nos anos seguintes. E a maioria dos supermercados voltou a oferecer as prejudiciais sacolinhas – alguns oferecem opções retornáveis, feitas de material mais resistente e com design diferenciado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade