Vigilância Sanitária suspende lotes de chocolate, água mineral e queijo

Confira os produtos que tiveram lotes proibidos pela Anvisa

por Encontro Digital 10/04/2018 13:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Freepik
(foto: Freepik)
A Agência Nacional de Vigilãncia sanitária acaba de proibir a comercialização de lotes de chocolate, água mineral e queijos em todo o Brasil. Nesta terça, dia 10 de abril, a Anvisa determinou a proibição de quatro lotes do chocolate Barra de Confeiteiro ao Leite, da marca Bel, produzido pela ZD Alimentos S.A.

Segundo a Vigilância Sanitária, a própria fabricante encaminhou o comunicado de recolhimento voluntário do produto após verificar a presença de filamentos metálicos em lotes do chocolate. Foram proibidos os lotes com as seguintes validades: 5, 6, 7 e 8 de março de 2019.

"Com a medida, os lotes da Barra de Confeiteiro ao Leite, da marca Bel, estão proibidos de serem comercializados em todo o território nacional. A empresa deve recolher os estoques existentes no mercado", informa a Anvisa na Resolução 891, publciada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda, dia 9 de abril.

Queijo e água

Além de lotes de chocolate, a Vigilância Sanitária também restringiu o comércio de uma água mineral e de queijo, devido à presença de bactérias.

O lote 1702 da água mineral Natural, da marca Santa Rita do Sapucaí, apresentou resultado insatisfatório para a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que pode causar infecções sérias.

A Natural é engarrafada pela empresa Fonte Azul indústria, Comércio e Empreendimentos Imobiliários Ltda., e teve o lote 1702, com data de fabricação de 13 de setembro de 2017 e validade de 13 de setembro de 2018, proibido de ser coemrcializado em todo o país.

Já a empresa Indústria de Laticínios Santa Tereza Eirel, constatou a presença da bactéria Listeria monocytogenes em três lotes de diferentes produtos. Esse micro-organismo pode causar doenças em seres humanos. O comunicado de recolhimento foi emitido pela própria fabricante, segundo a Anvisa.

São estes os produtos e lotes proibidos: queijo mussarela fatiado, lote 065/8, validade 8 de maio de 2018; queijo mussarela fatiado, lote 066/8, validade 9 de maio de 2018; e queijo mussarela (peça), lote 053/5, com validade em 22 de junho de 2018.

"As empresas devem promover o recolhimento dos estoques existentes no mercado referentes aos lotes citados", diz a Vigilância Sanitária nas resoluções 881, publciada no dia 6 de abril de 2018; e 881, também do dia 6 de abril de 2018.

(com portal da Anvisa)

Últimas notícias

Comentários