Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Idosos devem prestar atenção à saúde bucal

O avanço da idade também modifica vários aspectos da boca


postado em 03/04/2018 11:56 / atualizado em 03/04/2018 11:57

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Estimativas apontam que 38 milhões de brasileiros devem ser considerados idosos em 2027. Além da experiência adquirida ao longo do tempo, a terceira idade também é acompanhada de mudanças no organismo. A diminuição da massa muscular e óssea e a baixa imunidade são dois exemplos. Com isso, é preciso que a pessoa tenha atenção redobrada com a saúde, incluindo a bucal.

Segundo a dentista Rosane Menezes Faria, da Caixa Seguradora, certos problemas bucais são mais propensos a aparecer nos idosos, como a cárie de raiz, a periodontite e a gengivite. "Além de possíveis lesões nas antigas restaurações, o avanço da idade diminui gradativamente a produção de saliva que contêm nutrientes importantes para os dentes, como cálcio e fosfato", comenta a especialista. A falta de saliva também contribuí para o aumento do mau hálito e da xerostomia ou boca seca, que pdoe ser agravada pelo uso de alguns medicamentos.

Para auxiliar na prevenção das doenças bucais comuns na terceira idade, a dentista lembra que é preciso estimular a produção de saliva. "Para tanto, nada melhor do que beber água constantemente. Além disso, para manter os dentes saudáveis, a alimentação deve ser rica em fibras, grãos, frutas, verduras e legumes. A consulta ao dentista também deve ser mais frequente na terceira idade", afirma Rosane faria.

A especialista recomenda que os idosos façam a escovação três vezes ao dia, pelo menos, e sem muita pressão para não machucar a gengiva e desgastar os dentes, usando creme dental com flúor e fio dental, especialmente à noite. "Escovas com cerdas duras devem ser descartadas", alerta. Caso a pessoa tenha movimentos limitados, o recomendado é fazer adaptações como engrossar o cabo da escova com resina ou utilizar os modelos elétricos. "Se estiver acamada, o cuidador, o enfermeiro ou os familiares terão de se responsabilizar pela higiene oral", afirma a dentista.

Para os idosos que utilizam prótese, algo relativamente comum para quem está com a idade avançada, também são necessários alguns cuidados. "A higiene da prótese deve ser feita com ela fora da boca, com escova macia e pasta especial. É importante limpar todos os lugares da prótese e não usar água quente, pois pode danificá-la", orienta Rosane. Antes de dormir, a prótese deve ser retirada e colocada em um copo com água e uma colher de agua sanitária, para manter o acessório livre de micro-organismos.

è rpeciso também estar atento ao estado de conservação da prótese. Ela não é feita para durar a "vida toda", como esclarece a dentista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade