Publicidade

Estado de Minas PET

Não deixe seu pet sofrer com a chegada dos dias frios

Cães e gatos também podem ficar doentes com as baixas temperaturas


postado em 18/04/2018 09:19 / atualizado em 18/04/2018 09:19

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Com a chegada dos dias mais frios, não só os seres humanos sentem o incômodo causado pela baixa temperatura e pela pouca umidade. Os gatos e cachorros também demandam cuidados nesta época, para garantir que continuem saudáveis no Outono e no Inverno.

De acordo com a médica veterinária Jueli Berger, da Esalpet, de Curitiba (PR), os pets que mais sentem frio são os cães com pelagem curta, entre eles os pinschers, dachshund (linguicinha) e chiuauas. "Como todos nós, os animais sofrem um pouco com a queda de temperatura. Quanto menos pelos ele tiver, maior é a chance de que tenha dificuldades para enfrentar essa fase do ano. Por esse motivo, os donos devem ficar atentos para garantir a saúde dos animais", comenta a especialista.

Em relação aos cachorros, a veterinária alerta que os principais problemas de saúde no frio são relacionados às bronquites, à tosse dos canis (gripe canina) e, até mesmo, as pneumonias, que podem ser graves para o bichinho. Para evitar os problemas, é fundamental que o dono certifique que o animal recebeu todas as vacinas necessárias. "Os cães precisam tomar, indispensavelmente, a vacina contra gripe canina. Esse é o primeiro passo para um Outono sem problemas. Já no caso dos gatos, a vacina essencial é a quádrupla felina", orienta Jueli Berger. Além disso, ela aconselha que os animais estejam sempre muito bem aquecidos. "Nesta estação, os donos podem abusar de roupas adequadas de lã, soft ou plush; cobertores; edredons; e, até mesmo, aquecedores de ambiente para os dias de frio mais intenso".

A médica veterinária sugere ainda que os donos de cães e gatos disponibilizem uma alimentação balanceada, baseada em rações de boa qualidade. "O clima mais frio não exige uma mudança na alimentação dos animais, pois eles tendem a comer um pouco mais se acharem necessário. O que eu sempre falo para os donos é que os pets devem receber alimentos com qualidade comprovada. Isso vale para qualquer estação do ano", completa a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade