Para ganhar músculos, o que é melhor: treino pesado ou fazer mais repetições?

Especialista dá dicas para quem quer ficar forte sem comprometer a saúde

por Da redação com assessorias 05/04/2018 14:50

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(foto: Pixabay)
Para quem frequenta a academia regularmente, uma dúvida pode surgir: afinal, o que é melhor para ganhar massa muscular (hipertrofia do músculo), treino de força ou de repetição? Segundo o educador físico Alexandre dos Santos Leite, da Bio Ritmo, para obter um resultado desejado, o mais importante é que o aluno atinja a fadiga do músculo, ou seja, execute o movimento até o tecido "falhar".

Considerando esse princípio proposto pelo profissional, a carga deve estar de acordo com o condicionamento que a pessoa tem, desde que ela consiga realizar o maior número de movimentos, de forma correta, para alcançar o máximo da performance muscular. "Uma estratégia é ter como base o mínimo de 10 e máximo de 20 repetições. Se o praticante não conseguir alcançar 10 movimentos corretamente, o peso deve ser diminuído. Já se o número de repetições alcançar 20, sem falhar o movimento, é preciso aumentar a carga", explica o especialista.

De maneira geral, se o objetivo é ganho de força, é preciso realizar menos repetições, usando mais carga. Mas, se você deseja obter resistência muscular, é preciso diminuir o peso e aumentar o número de repetições. "Em ambos os casos, o músculo sempre deve ser levado à fadiga", ressalta o educador físico.

É importante que o profissional que montou o treino faça modificações de carga e repetições nos exercícios periodicamente, pois, se a pessoa permanece por muito tempo com o mesmo treino, os resultados serão reduzidos. Alexandre Leite indica trocar a ficha de exercícios a cada seis semanas. Outra sugestão é não realizar treinos com cargas muito elevadas por mais de três meses, já que pode ocasionar lesões. "A estratégia é aumentar as repetições e reduzir as cargas a cada três semanas de treino com peso elevado", sugere.

Vale lembrar que, para o alcance do resultado, é necessário o descanso do músculo. Por isso, não faça exercícios que utilizam a mesma musculatura por dois dias seguidos. "Intercale as partes que vai trabalhar do corpo durante a semana, dando um dia de pausa entre os exercícios. Uma estratégia pode ser intercalar membros inferiores e superiores, por exemplo", comenta o especialista.

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