Publicidade

Estado de Minas IRPF

Receita vai liberar mais um lote residual de restituição do IRPF

Quem teve a declaração na malha fina entre 2008 e 2017 deve ficar de olho


postado em 06/04/2018 08:06 / atualizado em 06/04/2018 08:27

(foto: Receita Federal/Reprodução)
(foto: Receita Federal/Reprodução)
A partir das 9h de segunda-feira, dia 9 de abril, a Receita Federal vai lebrar a consulta a mais um lote residual de restituições do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), referente aos exercícios de 2008 a 2017.

O crédito bancário para 78.519 contribuintes será feito no dia 16 de abril, totalizando R$ 180 milhões. Desse total, mais de R$ 86,9 milhões são para contribuintes com preferência no recebimento: 17.754 idosos e 1.661 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página oficial do Fisco na internet, ou ligar para o Receitafone (146). Na consulta à página da Receita, por meio do serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas durante o processamento. Neste caso, o contribuinte pode avaliar as incoerências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, como explica a Receita Federal.

Também é possível usar aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, é possível consultar diretamente nas bases do Fisco informações sobre liberação das restituições do imposto e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

As restituições informadas no lote liberada na segunda (9) ficarão disponíveis nos bancos durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer o requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Segundo a Receita, caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendimento, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade