Sabia que apenas dois irmãos disputaram uma Copa do Mundo pelo Brasil?

Foram os craques Sócrates, ídolo do Corinthians, e Raí, que se consagrou no São Paulo

por Encontro Digital 25/04/2018 11:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
CBF/Divulgação
Sócrates (esq.) e Raí foram os únicos irmãos a disputar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira (foto: CBF/Divulgação)
Nesta quarta, dia 25 de abril, faltam 50 dias para o início da Copa do Mundo da Rússia – será realizada entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Aproveitando a data, selecionamos uma curiosidade sobre o maior evento do futebol internacional: os irmãos Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido como Sócrates, e Raí Souza Vieira de Oliveira, ou apenas Raí, são os únicos irmãos brasileiros a disputar uma Copa pela Seleção Brasileira.

Sócrates atuou em 1982, na Espanha (a Itália foi campeã), e em 1986, no México (com o bicampeonato da Argentina), enquanto Raí disputou apenas em 1994, nos Estados Unidos, conquistando o tetracampeonato para o Brasil. Sócrates fez parte das duas seleções dirigidas por Telê Santana. Raí começou como capitão da Seleção Brasileira que foi campeã do mundo sob o comando de Parreira e Zagallo.

O "Doutor Sócrates" (ele era médico) chegou a disputar 10 jogos pelo Brasil, vencendo oito, empatando um e perdendo apenas um. Por sua vez, Raí disputou cinco jogos com a camisa amarela, ganhando quatro e empatando um.

Sócrates, um dos maiores ídolos do Corinthians (SP), nasceu em 1954 e faleceu em 2011, aos 57 anos de idade – fumava e bebia muito e teve septicemia enquanto fazia tratamento do fígado. Raí, que se consagrou no São Paulo (SP), nasceu em 15 de maio de 1965 e está com 52 anos de idade.

Outros irmãos

Na história das Copas dos Mundo da Fifa, três irmãos disputaram o Mundial por Honduras e Ghana. Os hondurenhos Jhony Palacios, Jerry Palacios e Wilson Palacios jogaram a Copa de 2010, na África do Sul (vencida pela Espanha). Os irmãos Jerry e Wilson ainda foram companheiros de seleção em 2014, no Brasil (que sagrou a Alemanha tetracampeã). Apesar de fazer parte da equipe, Jhony foi o único irmão hondurenho que não jogou nenhuma partida durante o evento de futebol.

Na seleção de Ghana, Ibrahim Ayew esteve no Mundial de 2010; seu irmão  André Ayew em 2010 e 2014; e seu outro irmão Jordan Ayew participou em 2014. Dos três, apenas Ibrahim não jogou uma partida de Copa do Mundo.

(com Radioagência Nacional)

Últimas notícias

Comentários