Asteroide passará 'perto' da Terra na terça, dia 15 de maio

O 2010 WC9 é considerado um dos maiores objetos a se aproximarem tanto de nosso planeta

por João Paulo Martins 14/05/2018 08:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
(foto: Pixabay)
Em novembro de 2010, o observatório americano Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, que faz parte do projeto da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) de investigação de objetos próximos à Terra (near-Earth object), identificou o asteroide 2010 WC9. Ele foi acompanhando pelos astrônomos até 1º de dezembro daquele ano, quando, então, deixou de aparecer no "campo de visão" dos telecópios. Agora, quase oito anos depois, ele reaparece e deve passar "perto" do nosso planeta na terça, dia 15 de maio.

Segundo os cálculos dos cientistas da Nasa, amanhã, por volta das 19h05, no horário de Brasília, o 2010 WC9 deve passar a 203.453 km da Terra, o que equivale a quase a metade da distância entre o nosso planeta e a Lua. O diâmetro do asteroide pode variar entre 60 e 130 m. os astrônomos acreditam que esta poderia ser uma das maiores aproximações de um asteroide desse tamanho já registrada pelo homem.

Viajando a uam velocidade de cerca de 46,116 km/h, o asteroide, de acordo com os cientistas,possui um tamanho considerado médio, mas é maior do que o meteoro que exlodiu perto da cidade de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, causando danos materiais e ferindo cerca de 1,4 mil pessoas.

(com Agência Sputnik)

Últimas notícias

Comentários