Depois do vestido de 2015, agora, é a vez de um áudio 'bugar' os internautas

Yanny ou Laurel? A internet parou para descobrir o mistério do som divulgado no Twitter

por João Paulo Martins 16/05/2018 09:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Tumblr/Reprodução e Twitter/CloeCouture/Reprodução
Depois da polêmica do vestido azul (esq.), de 2015, agora, um áudio que pode ser entendido como Yanny ou Laurel está deixando os internautas muito intrigados (foto: Tumblr/Reprodução e Twitter/CloeCouture/Reprodução)
Em fevereiro de 2015, a internet "parou" para discutir se uma foto compartilhada no Twitter mostrava um vestido azul e preto ou branco e dourado. Agora, mais de três anos depois, é a vez de uma nova "confusão mental", porém, não se trata de uma imagem. Nos últimos dias, depois que apareceu no site Reddit e foi compartilhado por celebridades como a apresentadora Ellen Degeneres e a youtuber americana Cloe Feldman, um áudio, que pode ser entendido como uma pessoa falando "Yanny", ou então, a mesma pessoa dizendo "Laurel", está causando alvoroço na web.

Ouça o som e tire suas conclusões:


Muitos usuários do Twitter pararam para comentar a ilusão causada por essa gravação considerada bizarra, que conta com mais de 7,8 milhões de visualizações nesta rede social. "Eu tô [sic] ouvindo Laurel várias vezes seguidas. Aí, do nada, minha esposa toca no celular dela e eu passo a ouvir Yanny. Aí, eu boto no meu celular e segue sendo Yanny, por umas três vezes. Do nada, volta a ser Laurel e eu não consigo voltar para Yanny", diz o perfil @eddyderisio na rede social de 280 caracteres. "Caceta! A @obafofia botou pra tocar no celular dela e eu ouvi Laurel! Daí, ouvi no meu celular de novo e ouvi Yanny, diversas vezes. E, agora, escutei Laurel também! Não sei que feitiço é esse", comenta o perfil @vitordornelles na mesma rede social. "Tipo, pra mim, dá pra escutar os dois nomes ao mesmo tempo, como se fossem duas pessoas falando simultaneamente. Uma voz mais aguda fala Yanny e outra, mais grave, fala Laurel", afirma o perfil @maxvalarezo. "Que bizarro! Eu só conseguia ouvir Yanny, aí, me esforcei pra ouvir o Laurel. Agora, não consigo mais voltar pro [sic] Yanny", publica o perfil @_anaapadilha.

Apesar de ter deixado muita gente intrigada, esse áudio nada mais é do que uma espécie de ilusão auditiva. O americano Jacob Livesay compartilhou sua descoberta no Twitter. Segundo ele, uma voz utilizando baixa frequência diz o nome Laurel, enquanto outra voz, simultaneamente, fala Yanny, mas numa frequência bem mais alta. Ele conseguiu chegar a essa conclusão dividindo o arquivo de som em duas partes. Portanto, o cérebro faz a leitura do nome que se sobressai dependendo da frequência com que a pessoa está mais propensa a decodificar.

Últimas notícias

Comentários