Publicidade

Estado de Minas MINAS

Eduardo Azeredo se entrega à Polícia Civil de Minas Gerais

O ex-governador foi condenado a 20 anos de prisão pelo chamado 'Mensalão Tucano'


postado em 23/05/2018 16:26 / atualizado em 23/05/2018 16:33

(foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Divulgação)
O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo se entregou à Polícia Civil (PC) na tarde desta quarta, dia 23 de maio, após ter sido considerado foragido da justiça desde a terça (22) – a polícia tentava cumprir o mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Segundo a assessoria do gabinete da PC, Azeredo se apresentou espontaneamente à 1ª Delegacia Sul de Belo Horizonte, que fica no bairro Santo Antônio. Ele estava acompanhado de advogados.

Na terça (22), o TJMG negou o último recurso apresentado pela defesa do ex-governador e ex-senador por Minas Gerais e determinou sua prisão imediata. O tucano foi condenado pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro pela primeira vez em dezembro de 2015, quando foi sentenciado a 20 anos e 10 meses de prisão por participação no chamado mensalão tucano.

Em 2014, o então deputado Eduardo Azeredo (PSDB) renunciou ao mandato tão logo a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) sua condenação a 22 anos de cadeia. Azeredo desprezou o foro privilegiado no STF e fugiu dos holofotes, apostando na lentidão da justiça comum de Minas. Na época, não havia permissão para prisão após o julgamento em segunda instância – fato que determinou nessa segunda-feira a expedição de seu mandado de prisão.

Mesmo assim, ele conseguiu, com a manobra da renúncia, arrastar o processo, referente a 1998 e iniciado em 2005, por mais quatro anos. Ex-governador de Minas, ex-prefeito de Belo Horizonte, ex-senador e ex-deputado, Azeredo é o primeiro tucano de alta plumagem a ter de acertar em presídio as contas com a justiça.

Criador e criatura

O político mineiro do PSDB é personagem principal do que ficou conhecido como "Mensalão Tucano" – uma variante do "Mensalão" do PT, escândalo que veio a público em 2005 e levou para a cadeia boa parte da cúpula petista em 2012, quando foi concluído o julgamento no STF. Apesar de divulgado após o caso de corrupção do PT, o esquema tucano antecedeu e foi o "pai" do "mensalão" petista.

Descobriu-se que o publicitário Marcos Valério – condenado e preso por viabilizar o pagamento de propinas a petistas e seus aliados –, havia sido também peça-chave de esquema semelhante para a campanha do então governador de Minas à reeleição em 1998. A justiça condenou agora Eduardo Azeredo pela acusação de desvio, com a ajuda da agência de Marcos Valério, de R$ 3,5 milhões (R$ 9,3 milhões, em valores atuais) de empresas estaduais.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade