Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

OMS alerta que 90% da população mundial respira ar poluído

Segundo a entidade, os pobres são as principais vítimas da poluição


postado em 03/05/2018 14:51 / atualizado em 03/05/2018 15:03

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
De acordo com um alerta divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada 10 pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. Os níveis de poluentes em suspensão no ar, segundo a entidade, permanecem perigosamente altos em diversas partes do planeta.

Estimativas da OMS indicam que sete milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência da exposição a partículas presentes no ar poluído e que comprometem pulmões e sistema cardiovascular, provocando doenças como derrame, câncer de pulmão e infecções respiratórias.

"A poluição do ar ameaça todos nós, mas as pessoas mais pobres e marginalizadas suportam o fardo mais pesado", comenta Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, no documento enviado à imprensa. "É inaceitável que mais de três bilhões de pessoas, a maioria mulheres e crianças, ainda respirem fumaça mortal causada pelo uso de fogões e combustíveis poluidores em suas casas", completa o representante das Nações Unidas.

Ainda conforme a OMS, cerca de três bilhões de pessoas – mais de 40% da população global – ainda não têm acesso a combustíveis limpos e tecnologias que mantenham o ar puro dentro de suas próprias casas. "Se não tomarmos medidas urgentes, nunca chegaremos perto de alcançar o desenvolvimento sustentável", concluiu o diretor-geral da organização.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade