Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Vereadores encontram o parque Fernão Dias muito degradado

A área de proteção fica na região nordeste de Belo Horizonte


postado em 29/05/2018 11:52 / atualizado em 29/05/2018 11:53

Durante visita técnica realizada no dia 23 de maio, vereadores de Belo Horizonte encontraram vários sinais de vandalismo no parque Fernão Dias, que fica na região nordeste da cidade(foto: Flickr/Câmara de BH/Ernandes/Reprodução)
Durante visita técnica realizada no dia 23 de maio, vereadores de Belo Horizonte encontraram vários sinais de vandalismo no parque Fernão Dias, que fica na região nordeste da cidade (foto: Flickr/Câmara de BH/Ernandes/Reprodução)
Vereadores da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) relatam ter encontrado abandono, falta de segurança, vandalismo e pichação durante uma visita técnica ao parque Fernão Dias, no bairro de mesmo nome, na região nordeste da capital mineira. Durante a visita, realizada no dia 23 de maio, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), afirmou que vem trabalhando para recuperar o espaço. Responsável pelo pedido da visita técnica da comissão, o vereador Edmar Branco (Avante) disse, na ocasião, que pretende encaminhar ofício aos órgãos competentes, cobrando a realização de reparos na área de conservação, incluindo a instalação de novos equipamentos e uma ronda diária da Guarda Municipal.

Com a retirada do vigia e da Guarda Municipal, o parque Fernão Dias tem sido invadido por vândalos, que já arrebentaram cercas e a grade do portão de entrada e da quadra de esportes, roubaram um bebedouro, picharam a portaria e quebraram azulejos e pias dos banheiros, arrancando inclusive torneiras.

Segundo a FPMZB, o órgão tem se empenhado para minimizar danos causados aos parques da capital, decorrentes do vandalismo. A fundação informou que, mesmo buscando, de forma recorrente, a recuperação das áreas depredadas no parque Fernão Dias, a capacidade de resolução é menor do que a demanda emergente, ressaltando que a cidade possui um total de 74 parques. Segundo o representante do órgão, as ações a serem executadas necessitam do envolvimento da comunidade e de outras pastas da PBH, como a secretaria de Assistência Social e a secretaria de Segurança Pública.
(foto: Flickr/Câmara de BH/Ernandes/Reprodução)
(foto: Flickr/Câmara de BH/Ernandes/Reprodução)

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica revelou ainda que discutiu o problema com a regional responsável pelo parque, que assegurou que vai escalar uma equipe para recuperar o que foi depredado. Contudo, os representantes da PBH lembraram que, recentemente, vários alambrados foram retirados e recolocados e que os banheiros também já foram recuperados, há menos de um ano. Há cerca de 20 dias, contudo, vândalos teria quebraram toda a bancada de mármore do banheiro para retirar uma torneira.

Quanto ao bebedouro, a FPMZB já dispõe de novo equipamento, mas precisa instalar, primeiramente, uma grade, para que seja colocado num espaço fechado, evitando, assim, que seja novamente roubado.

Quanto à segurança, a PBH justificou que a ausência do serviço prestado pela Guarda Municipal é uma realidade em todas as unidades da fundação, mas que a solicitação que um guarda circule na área será encaminhada ao Comando da Guarda Municipal, embora a atual prioridade seja o patrulhamento de escolas e dos centros de saúde.

(com Superintendência de Comunicação Institucional da CMBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade