Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Confiança do consumidor brasileiro está no menor nível desde 2017

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, índice caiu para 82,1 pontos em junho


postado em 26/06/2018 11:49 / atualizado em 26/06/2018 11:52

(foto: Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Agência Brasil/Divulgação)
O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 4,8 pontos de maio para junho deste ano. Com a queda, o indicador atingiu 82,1 pontos em uma escala de zero a 200 (a confiando é registrada acima de 100), o menor nível desde agosto de 2017 (81,4 pontos).

Em junho, as avaliações dos consumidores pioraram tanto em relação ao momento atual quanto em relação ao futuro. O Índice de Situação Atual, que mede a confiança em relação ao presente, recuou 5,4 pontos e chegou a 71,8 pontos, o menor nível desde setembro de 2017 (71,2 pontos).

Já o Índice de Expectativas, que mede a confiança em relação aos próximos meses, caiu 4,2 pontos e chegou 90 pontos, o menor nível desde agosto de 2017 (89,9 pontos).

De acordo com Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor da FGV, a greve dos caminhoneiros, no final de maio, contribuiu para "o aprofundamento da tendência de queda da confiança que se desenhava nos meses anteriores. Com perspectivas negativas sobre o mercado de trabalho, as famílias vão se tornando bastante conservadoras com os gastos, o que deve causar impacto negativo no crescimento econômico no segundo semestre".

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade