Pelé celebra os 60 anos de seu primeiro gol em Copas do Mundo

O 'rei' do futebol marcou contra o País de Gales no Mundial de 1958

por Encontro Digital 19/06/2018 12:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Rener Pinheiro/CBF/Divulgação
(foto: Rener Pinheiro/CBF/Divulgação)
Há 60 anos, na Copa do Mundo da Suécia, de 1958, o maior jogador brasileira da história, Edson Arantes do Nascimento, o "rei" Pelé, fazia seu primeiro gol num Mundial de futebol da Fifa. Perante 23.921 espectadores no estádio Ullevi, em Gotemburgo, Pelé aproveitou um passe de cabeça de Didi, matou no peito, deu um leve toque para tirar o marcador e girou em direção ao gol para finalizar no canto direito do goleiro Jack Kelsey.

A comemoração do gol inaugural do ex-craque brasileiro foi típica de um garoto: pegou a bola do fundo da rede, a beijou e, enquanto chorava copiosamente, era abraçado pelos companheiros de equipe. A partida foi contra o País de Gales e era válida pelas quartas de final.

Nos jogos seguintes, Pelé faria ainda um hat-trick (termo em inglês para três gols numa mesma partida) sobre a França de Just Fontaine. A Seleção Brasileira derrotou os franceses por 5 a 2 nas semifinais. O mineiro de Três Corações também marcou mais dois gols na decisão contra os donos da casa, pelo mesmo placar, garantindo nossa primeira taça do mundo, que também foi recebida com muito choro pelso atletas.

Este seria o primeiro dos três título mundiais do eterno "camisa 10", hoje com 78 anos, e os seis gols iniciais dos 12 em Copas do Mundo, que o mantém até hoje entre os cinco maiores artilheiros do torneio da Fifa.

(com Agência EFE e Agência Brasil)

Últimas notícias

Comentários