Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Praticar exercícios no frio é uma boa ideia

Só é preciso ter cuidado para aquecer o corpo adequadamente


postado em 21/06/2018 10:55 / atualizado em 21/06/2018 10:56

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Inverno chegou e, com ele, as baixas temperaturas. O friozinho é curtido por muitos, mas também acaba sendo desculpa para deixar de lado as idas à academia. Emborar malhar nesta época do ano seja considerado "difícil", não é motivo para abandonar a rotina de atividade física. Pelo contrário, a estação pode até facilitar a conquista de resultados. Segundo o educador físico Lorenzo Schwarcke, da Smart Fit, "treinar no Inverno é ótimo para quem busca emagrecimento e definição corporal, pois o processo natural de nos mantermos aquecidos em ambientes frios gera um gasto calórico extra, otimizando os resultados do treinamento físico".

A melhor dica para quem vai treinar em baixas temperaturas é dar ênfase ao período de aquecimento. "Antes de iniciar a atividade, dedique alguns minutos para uma caminhada na esteira ou algum exercício aeróbio de grau leve a moderado que esquente o corpo. Desta forma ele estará mais preparado para o treino, com menores riscos de lesões", orienta o especialista. Lorenzo também sugere a realização de treinos curtos e intensos. "Um bom treino pode ser feito em um curto intervalo de tempo. Até 40 minutos de treino intenso é onde os níveis hormonais trabalham de forma ótima, não tendo a necessidade dedicar um período muito longo dedicado ao exercício", diz o educador físico.

Estar com o corpo aquecido é fundamental em qualquer prática esportiva. Por isso, uma outra recomendação importante é utilizar vestimentas adequadas para o Inverno. "Escolha roupas feitas de tecidos leves que permitem grande flexibilidade e aquecimento", recomenda o especialista. Caso a prática esportiva seja realizada ao ar livre, é importante proteger as extremidades do corpo, usando luvas e até touca.

Outra necessidade biológica é inspirar ar aquecido. "Nós necessitamos de um volume maior de oxigênio na pratica esportiva e, normalmente, recorremos à respiração bucal. Porém, em baixas temperaturas, esse processo pode levar a uma propensão a doenças respiratórias comuns do Inverno", explica Lorenzo Schwarcke. A dica dele é usar bandanas no rosto, que ajudam a aquecer o ar inalado na respiração, além de manter orelhas e pescoço aquecidos.

Ainda mais importante é não se esquecer da hidratação nesta época em que os dias são frios e secos. As pessoas sentem menos sede, mas isso não significa que o corpo necessite de menos água. Para um bom funcionamento fisiológico e desempenho no treino, o ideal é ingerir dois litros por dia.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade