Sabia que musculação é ótima para quem corre?

Fortalecimento dos músculos é essencial para evitar danos na corrida

por Da redação com assessorias 13/06/2018 11:24

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(foto: Pixabay)
Você gosta de correr? Uma sugestão de preparação para quem curte maratonas ou apenas corridas de final de semana é a musculação. De acordo com o educador físico Edelmans Gomes, da Smart Fit, esse treino é essencial para quem corre. "Durante a corrida, o corpo sofre intensos impactos, principalmente sobre as articulações dos membros inferiores, e isso pode causar lesões ao praticante. A forma mais eficiente de preveni-las é fortalecendo a musculatura e as articulações, por meio da musculação", comenta o especialista.

Portanto, quem gosta de sair de casa para praticar a atividade ao ar livre precisa se preparar bem para evitar danos dos impactos nas ruas e avenidas. "O treino de musculação vai trabalhar o fortalecimento dos ossos, articulações, músculos e tendões, partes do corpo que são fortemente acionadas na corrida. Em complemento, o praticante vai ganhar massa muscular e perder peso e, consequentemente, terá mais facilidade na execução do movimento que o corpo exige durante a corrida, baixando assim o seu tempo e aumentando a distância percorrida", explica o educador físico.

Claro que a recomendação é que o treino de musculação favoreça o fortalecimento, principalmente, dos músculos dos membros inferiores, já que eles são mais exigidos durante a corrida. Mas é importante ressaltar que para um melhor desempenho é preciso trabalhar também os membros superiores e o tronco, que são responsáveis por manter o equilíbrio durante a prática. "A musculação deve ser realizada de três a cinco vezes por semana, dependendo do nível de treino em que o praticante está. O ideal é que seja feita fora do horário da corrida, mas caso não seja possível, o indicado é que aconteça após o treino", sugere Edelmans Gomes.

Para que o treino de corrida seja ainda mais eficiente, o especialista recomenda que o praticante corra até quatro vezes por semana, e nos outros dias faça um treino regenerativo, ou seja, atividades mais leves que são essenciais para a recuperação das fibras musculares.

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