Publicidade

Estado de Minas BRASIL

TSE exige retirada de 'fake news' do Facebook

Conteúdos falsos eram direcionados à ex-senadora Marina Silva


postado em 08/06/2018 09:28 / atualizado em 08/06/2018 09:41

(foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação)
Em decisão tomada na quinta, dia 7 de junho, o ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sérgio Banhos determinou que o Facebook retire do ar um perfil anônimo que vinha divulgando fake news (fatos inverídicos) sobre a ex-senadora e pré-candidata à presidência da república Marina Silva (Rede). Com a decisão, a empresa tem 48 horas para remover o conteúdo, além de fornecer os dados dos administradores do perfil falso.

A decisão do ministro foi tomada a partir de uma ação do partido Rede Sustentabilidade. A legenda alegou que foram publicados cinco textos que associavam Marina Silva a atos de corrupção.

Ainda segundo o partido, a ex-senadora não é investigada em nenhum processo em andamento na justiça brasileira.

Ao decidir sobre a questão, o ministro afirmou que, embora a Constituição garanta a liberdade de expressão, a proteção não se estende a casos de manifestação anônima. "Devemos estar dispostos e engajados em fazer destas eleições uma disputa leal, com incondicional respeito às regras do certame eleitoral, demonstrando fidelidade às instituições e ao regime democrático", comenta Sérgio Banhos.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade