Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Brasil já está com 677 casos de sarampo

Maioria deles foi registrada no Amazonas e em Roraima


postado em 19/07/2018 09:26 / atualizado em 19/07/2018 09:47

(foto: Wikimedia/Creative Commons/Reprodução)
(foto: Wikimedia/Creative Commons/Reprodução)
Balanço divulgado na quarta, dia 18 de julho, pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil já registrou 677 casos confirmados de sarampo. Segundo a pasta, atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença: em Roraima e no Amazonas. Até terça (17), haviam sido confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, com outros 2.529 em investigação; em Roraima foram confirmados 216 casos da doença e 160 continuam em investigação.

O ministério informa ainda que, desde fevereiro deste ano, quando começaram a surgir os casos de sarampo, foram registradas três mortes: duas em Roraima e uma no Amazonas. Em Roraima, um caso suspeito de morte pela doença ainda está em investigação.

De acordo com o balanço, os surtos estão relacionados à "importação" da doença altamente contagiosa. "Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela", diz a nota enviada à imprensa pelo Ministério da Saúde.

Ainda segundo a pasta, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (um), Rio Grande do Sul (oito); e Rondônia (um). Até o momento, o Rio de Janeiro informou ao ministério, oficialmente, sete casos confirmados.

"Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados", afirma o comunicado.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Segundo o ministério, o Brasil está empreendendo esforços para interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. "Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses", diz a pasta.

Vacinação

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade têm que receber uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral). Crianças entre 5 anos e 9 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente devem receber duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias entre as doses.

A campanha nacional de vacinação será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado (18). O público-alvo dessa estratégia são crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a meta de vacinação contra o sarampo é de 95%. Dados preliminares referentes ao ano passado indicam que a cobertura no Brasil foi de 85,21% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,95% na segunda dose (tetra viral).

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade