Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Com frio irregular, ipês estão florindo em 'etapas'

A paisagem de Belo Horizonte já está se 'pintando' de rosa


postado em 13/07/2018 08:00 / atualizado em 13/07/2018 08:27

(foto: Flickr/PBH/Rodrigo Clemente/Divulgação)
(foto: Flickr/PBH/Rodrigo Clemente/Divulgação)
No final do Outono e durante o Inverno, uma árvore que florece nesta época do ano chama a atenção de quem mora ou visita Belo Horizonte: os ipês. São mais de 27 mil delas espalhadas pela cidade. Integrante das 566 espécies diferentes de árvores floríferas de BH, os ipês mais comuns são os de coloração rosa, mas eles podem apresentar uma gama de cores, como roxo, branco e verde.

Toda essa variedade foi identificada pelo inventário de árvores que está sendo realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da secretaria municipal de Meio-Ambiente. Já foram catalogadas 300 mil plantas, sendo 308 espécies de árvores com floração expressiva e 141 que produzem frutos que podem ser consumidos pela fauna urbana e pela população.

Entre os ipês, a coloração mais comum é a rosa, com 9.665 unidades. O tipo menos encontrado em BH é o verde, com apenas 20 exemplares. As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam de acordo com a umidade do ar. Segundo o arquiteto e urbanista Júlio De Marco, da secretaria de Meio-Ambiente os ipês nas cores rosa e roxo florescem primeiro. "Em junho, vários ipês roxo e rosa já floriram. A partir de agosto é esperada a temporada de floração dos ipês amarelos", comenta o especialista.

Ainda conforme o urbanista, a variação nas condições climáticas fez com que os ipês rosa não florissem todos juntos este ano. "Já tivemos a floração de vários ipês e alguns deles ainda estão florescendo, mas como não tivemos uma sequência de dias de frio intensos, como no ano passado, os ipês não floriram com a mesma uniformidade, quando as árvores coloriram Belo Horizonte de rosa e roxo por algumas semanas".

A capital mineira possui nove espécies de ipês, distribuídas nas regionais leste, oeste, noroeste, centro-sul e Pampulha. A quantidade dessas árvores conforme a cor da flor é a seguinte:

  • Ipê rosa: 9.665
  • Ipê tabaco: 6.034
  • Ipê amarelo: 2.807
  • Ipê roxo: 2.612
  • Ipê mirim: 2.475
  • Ipê branco: 2.446
  • Ipê sete folhas: 901
  • Ipê do cerrado: 140
  • Ipê verde: 20

(com Ascom da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade