Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Entenda como se dá o esgotamento mental

Problema é cada vez mais comum no mundo 'estressado'


postado em 20/07/2018 10:49 / atualizado em 20/07/2018 11:05

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A pressão do trabalho, da vida em família e o estresse do trânsito acabam causando o chamado esgotamento mental, que, além dos impactos emocionais, também apresenta reflexos no corpo. O problema é que esse sintoma costuma ser associado à fragilidade pessoal e a vítima não recebe o devido diagnóstico.

Segundo o master coach Paulo Vieira, fundador da Febracis, o esgotamento mental é fruto do excesso de demanda das atividades químicas que são realizadas no cérebro e da falta de substâncias neurotransmissoras capazes de sintetizar essas atividades, resultando em estafa mental, bloqueio, ansiedade e estresse. "Muitas pessoas sequer sabem que estão passando por um processo de esgotamento mental. As situações de estresse e o cansaço são normalizados, e o ciclo do esgotamento continua sendo reproduzido. O perigo dessa continuidade é o aprofundamento dos sintomas, de maneira a causar situações graves para o indivíduo, impactando na vida pessoal e profissional", comenta o especialista.

O esgotamento pode ser desencadeado por fatores como autocobrança, desemprego, situação financeira e sobrecarga de responsabilidades. "No âmbito profissional é comum ele ser desencadeado por excesso de trabalho, o que, junto com a falta de eficiência e de recursos, gera um estresse enorme. Com isso, o colaborador se sente desmotivado e sobrecarregado, perdendo todo e qualquer prazer em trabalhar. Isso pode atingir qualquer membro da empresa, seja ele o colaborador ou o gestor", afirma o master coach.

Abaixo, Paulo Vieira cita os principais sintomas do esgotamento mental:

Cansaço constante ou crônico
"É normal se sentir cansado após alguma atividade que exija muito esforço, físico ou mental, ou depois de uma sequência intensa de trabalho ou afazeres. No entanto, quando o cansaço é constante, e você se sente sempre esgotado e no seu limite, esta é uma situação que deve receber a sua atenção", alerta.

Imunidade baixa
Como o nosso físico está diretamente ligado ao emocional, a sobrecarga emocional e o consequente esgotamento levam à redução da imunidade, deixando o organismo debilitado, conforme o master coach. "Estar constantemente com algum problema de saúde por baixa de imunidade pode ser um sintoma de esgotamento mental".

Perda de memória
Outro problema decorrente dessa condição psicológica é a perda recorrente de memória. "Esquecer constantemente obrigações, compromissos ou até nomes das coisas e pessoas pode estar ligado à estafa mental e não a uma questão da idade", afirma Paulo Vieira. Ele explica que o esgotamento mental dificulta as ações dos neurotransmissores, responsáveis pela memória.

Baixa qualidade do sono e insônia
"O estresse e a ansiedade são efeitos típicos. Com isso, nosso cérebro não consegue se desligar, trabalha intensamente e incessantemente, gerando um ciclo vicioso de esgotamento". Isto faz com que nossa capacidade de dormir e relaxar, para reestabelecer as funções neurotransmissoras, seja afetada, o que agrava ainda mais a estafa mental.

Apatia
A falta de motivação e de interesse é um sintoma típico do problema. "O que antes era razão de entusiasmo e prazer, passa a não ter mais significado. Com isso, a pessoa se torna apática, não sente vontade de se dedicar às tarefas".

Perfeccionismo
O especialista lembra que, apesar do perfeccionismo ser muito valorizado, principalmente no ambiente de trabalho, o fato de a pessoa não aceitar que errar é humano e ter medo constante de cometer erros podem ser um sintoma de esgotamento mental. "O perfeccionismo e o produtivismo exagerados demandam muita energia, o que pode causar ou aprofundar a estafa mental".

Descontrole
O esgotamento mental torna toda e qualquer tarefa mais difícil do que o normal, e as reações ficam exacerbadas, esclarece Paulo Vieira. "É normal a pessoa que está passando por esse processo se tornar reativa e perder o controle das suas emoções".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade