Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Plantas demandam atenção redobrada no Inverno

Dias secos e mudanças de temperatura são os principais problemas


postado em 06/07/2018 09:43 / atualizado em 06/07/2018 09:53

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Quem gosta de jardinagem sabe que nesta época do ano, devido à falta de chuva, além de escolher as plantas ideais, resistentes às mudanças drásticas de temperatura, é preciso redobrar os cuidados com elas. Além disso, a terra também demanda atenção, para que o Inverno possa ser florido e exuberante.

Segundo o biólogo Marcelo Muller, da Esalflores, Curitiba (PR), as flores boca-de-leão e amor-perfeito são adequadas para os dias mais frios, mas não dispensam a atenção recomendada às demais espécies. "Independentemente do clima, é importante corrigir o solo duas vezes por ano, especialmente antes da chegada das baixas temperaturas, realizando adubação para que as plantas estejam fortalecidas", comenta o especialista.

A begônia, flor classificada como perene (ou seja, possui um ciclo de vida permanente), é outra espécie indicada por se adaptar muito bem às variações climáticas, que são comuns neta época. "Em casos de geada, frequentes nas áreas rurais do Brasil, é importante evitar o contato direto das plantas com o gelo, se possível. Mas, a manutenção da adubação auxilia para que cheguem exuberantes à Primavera", alerta o biólogo.

Por haver mudanças constantes de clima durante o Inverno, com tardes ensolaradas e aumento na temperatura, é essencial regar o jardim duas vezes ao dia. A recomendação de Marcelo Muller é que as plantas recebam água no começo da manhã e da noite. "É bom prestar atenção na umidade da terra antes de molhá-la, pois essas estações também trazem dias úmidos e a terra pode não estar muito seca", orienta o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade