Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Apenas 51% das crianças se vacinaram contra sarampo e pólio

Governo quer chegar a 95% de cobertura vacinal


postado em 21/08/2018 10:51 / atualizado em 21/08/2018 10:58

(foto: Valdecir Galor/SMCS/Divulgação)
(foto: Valdecir Galor/SMCS/Divulgação)
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, após o Dia D da Campanha Nacionald e Vacinação contra Sarampo e Poliomielite, realizado no sábado, dia 18 de agosto, já foram imunizadas 51% das crianças de 1 ano a 5 anos em todo o Brasil.

No total, mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,7 milhões de cada) foram aplicadas até segunda (20). A meta do ministério é imunizar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independentemente da situação vacinal delas. A vacinação vai até o dia 31 de agosto.

Ainda conforme o ministério, para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina vão ser imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite ou VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente se estão com as vacinas em dia. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 continuam em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.  Até o momento, foram identificadas seis mortes por sarampo: sendo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e duas no Amazonas (brasileiros).

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade