Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Até câncer pode provocar mau hálito

A halitose não é culpa apenas de problemas bucais


postado em 24/08/2018 12:47 / atualizado em 24/08/2018 13:00

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Muita gente acredita que o mau hálito, ou halitose, seja fruto apenas de problemas na boca como cárie e tártaro. No entanto, o odor desagradável pode ser decorrência de vários fatores. Além da má higienização da boca, de infecções na gengiva e de doenças periodontais, a halitose pode ser sinal de disfunções mais sérias que surgem no organismo.

Bronquite, sinusite e laringite podem afetar o hálito. Segundo o cirurgião dentista Carlos Cordeiro, as doenças respiratórias podem produzir secreções fedorentas nos brônquios e na laringe, que podem ser notadas quando a pessoa fala. "Ao resfriar ou ser afetado por um desses problemas o ideal é aliar o tratamento da patologia, com os cuidados com a boca. Escovar os dentes após cada refeição, usar fio dental e gargarejar com um enxaguante bucal são passos fundamentais para controlar o mau hálito nessa fase", orienta o especialista.

A halitose também pode ser indício de doenças mais graves, provenientes de deficiências ou complicações em partes do organismo, incluindo doenças renais, estomacais e diabetes.

No caso das condições que afetam os rins, o corpo acaba acumulando grandes quantidades de ureia e creatina, já que a função de filtrar do órgão fica comprometida. Essas substâncias passam para a corrente sanguínea e são expelidas pelos pulmões. "O ar expelido possui um odor bem característico, semelhante à amônia ou urina. Por isso conseguimos desconfiar da doença e encaminhar o paciente para a especialidade a ser consultada", afirma o dentista. Curiosamente, os diabéticos também possuem um hálito característico, devido à alteração da glicose – é expelido um hálito cetônico, semelhante a frutas envelhecidas. Outro caso que merece atenção especial é o câncer de estômago. Na fase aguda do tumor o paciente provoca um hálito necroso.

"A halitose, na maioria dos casos, é uma resposta do organismo para indicar o mau funcionamento de determinada parte do corpo. No caso dos problemas bucais, o tratamento pode ser facilmente realizado por tratamento odontológico indicado", afirma Carlos Cordeiro.

O especialista lembra que a halitose é um aviso para que a pessoa dê atenção ao funcionamento do corpo, já que o mau hálito só é natural do organismo quando se faz um jejum prolongado, fica muito tempo sem ingerir líquidos ou após uma noite de sono.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade