Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Brasil deve cumprir Acordo de Paris antes do prazo, diz Edson Duarte

Segundo ministro do Meio-Ambiente, país cumpre metas de redução das emissões de gases do efeito estufa


postado em 22/08/2018 14:25 / atualizado em 22/08/2018 14:33

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
De acordo com o ministro do Meio-Ambiente Edson Duarte, as políticas públicas brasileiras resultaram na redução de 2,6 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa nos últimos dois anos. Ele afirma que o Brasil não apenas cumprirá as metas estabelecidas no Acordo de Paris, como deve conseguir alcançá-las "antes do previsto".

"A região [América Latina e Caribe] tem metas importantes a cumprir, e vem cumprindo, especialmente pela contribuição brasileira. A queda no desmatamento, sobretudo na Amazônia e no cerrado, trouxe grandes resultados para o cumprimento das metas estabelecidas para o Brasil. Os resultados alcançados na Amazônia [queda de 12% no ano passado] foram significativos. Nos últimos dois anos, no setor florestal, a redução foi de mais de dois bilhões de toneladas, o que contribuiu para o cumprimento do acordo", diz o ministro em entrevista para a Agência Brasil.

"A criação de novas unidades de conservação e a soma entre o que está deixando de ser emitido e o que está sendo capturado por nossas florestas fazem com que o Brasil tenha resultados bastante otimismas na redução de prazos para o cumprimento dos compromissos brasileiros. Estamos indicando ao mundo que o Brasil vai cumprir as metas e que é possível alimentar a possibilidade de estabelecer outras, além daquelas já estabelecidas", completa.

No âmbito do Acordo de Paris, o Brasil propôs redução de 37% nas emissões de gases do efeito estufa até 2025, tendo como ponto de partida as emissões de 2005 e a possível redução delas em 43% até 2030. "Nos dois últimos anos, o Brasil alinhou sua produtividade, resgatando o país da crise econômica, se desenvolvendo, criando empregos, o que é um sinal claro para o mundo de que desenvolvimento econômico e meio ambiente podem e devem andar juntos", afirma Edson Duarte.

Em relação aos maiores desafios da América Latina e do Caribe, o ministro enumera a conservação do solo, a qualidade dos alimentos, a redução da dependência dos agroquímicos, o cuidado com as águas, o combate ao tráfico de animais e às atividades ambientais ilegais.

Segundo ele, o Brasil mantém o protagonismo no contexto mundial, onde pairam uma série de dúvidas quanto ao cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris. "Estamos colocando à disposição dos outros países não só as nossas plataformas, mas os nosso técnicos. De tal forma que não estamos só exportando produtos, mas também soluções ambientais. O Brasil é um exemplo para a região e para o mundo".

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade