Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Brasileiros no exterior poderão votar em 776 seções eleitorais

Segundo o governo, são mais de 500 mil eleitores mundo afora


postado em 23/08/2018 09:25 / atualizado em 23/08/2018 09:39

(foto: Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Agência Brasil/Divulgação)
Em parceria com a Justiça Eleitoral, o Ministério das Relações Exteriores organizou o esquema de votação para os 500.728 brasileiros que vivem no exterior e que estão cadastrados para participar das eleições de outubro. Serão enviadas 1.424 urnas a 125 países, num total de 743 seções distribuídas em 171 cidades.

Além disso, 33 seções eleitorais foram abertas em regiões com grande concentração de brasileiros, mas que não possuem representação consular permanente, como Florença e Veneza, na Itália; Colônia e Hamburgo, na Alemanha; Orlando, Salt Lake City e Frammingham, nos Estados Unidos, Winnipeg, no Canadá; e Vale do Bekaa, no Líbano.

Pelos dados oficiais, o eleitorado brasileiro no exterior era de 18.492 pessoas em 1989 e aumentou para 500.728 em 2018, registrando elevação de 2.707%.

Vídeos

O Itamaraty já colocou à disposição sete vídeos informativos sobre as eleições com o objetivo de esclarecer as dúvidas. A série traz dados gerais sobre o voto no exterior e informações de utilidade pública.

Nos vídeos, há um histórico sobre o processo de alistamento e transferência eleitoral no exterior, detalhes sobre a plataforma, pela qual cerca de 76 mil brasileiros foram cadastrados, que facilitou a regularização da situação eleitoral.

Também são retratadas as especificidades na organização de eleições fora do país e os desafios enfrentados em diferentes regiões, como América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

Aqui está um dos vídeos disponíveis no YouTube:

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade