Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Depois da CNH, CRLV também passa a ser digital no Brasil

Uso do documento virtual ainda depende de cada Detran


postado em 27/08/2018 16:41 / atualizado em 27/08/2018 16:39

(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)
A exemplo do que já ocorre com o título de eleitor e com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) também acaba de ganhar uma versão digital. O documento poderá ser baixado a partir desta segunda, dia 27 de agosto, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital), já disponível tanto para o sistema Android (Google) como para o iOS (Apple).

A primeira unidade federativa a fazer uso da versão virtual do CRLV é o Distrito Federal. "Não há ainda um prazo definido para que os demais estados aderirem porque a adesão é voluntária e depende dos órgãos de trânsito", comenta o ministro das Cidades Alexandre Baldy, durante a cerimônia de lançamento do aplicativo para a capital federal.

O app reunirá, na mesma plataforma, CNH, seguro obrigatório e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Segundo o ministro, a ideia do programa para smartphones e tablets é facilitar a vida do cidadão e diminuir as filas dos departamentos de trânsito.

"Mais de 97 milhões de brasileiros possuem CRLV; mais de 60 milhões possuem carteira de habilitação; e mais de 23 milhões de pessoas possuem a habilitação com o QR Code [código que facilita a verificação dos dados pelos agentes de trânsito]. Esse aplicativo tornará a ida ao Detran desnecessária [para boa parte dessas pessoas]", explica Baldy.

Prazos

Apesar de não haver, até o momento, um prazo definido para que os departamentos de trânsito das demais unidades federativas passem a adotar a versão eletrônica do documento, a expectativa de Maurício Alves, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é de que até o final do ano todos estados já estejam operando com o aplicativo.

Download

Para ter o documento em seu celular, é necessário que o proprietário do veículo esteja em dia com o licenciamento. Quem já tem a CNH Digital não precisa fazer o download da Carteira Digital de Trânsito, basta apenas atualizar o aplicativo da CNH Digital. Em seguida, basta adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o antigo DUT.

Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o uso desse app, o Denatran disponibilizou um tutorial em seu site oficial.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade