Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Governo francês quer provas da eficácia da homeopatia

Esse tipo de tratamento é reembolsável no país europeu


postado em 24/08/2018 14:25 / atualizado em 24/08/2018 14:29

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Ministério da Saúde da França pediu à Alta Autoridade para a Saúde (HAS) do país, uma espécie de Anvisa, para avaliar a eficácia dos medicamentos homeopáticos e a necessidade de manter o subsídio (reembolso da compra) para esse tipo de tratamento. A resposta é aguardada até o final de fevereiro de 2019, de acordo com informação divulgada pela agência francesa de notícias AFP.

"Queremos obter o parecer da Comissão de Transparência [que avalia os remédios para o reembolso] sobre os méritos das condições que estabelecem o subsídio e o reembolso", diz trecho do documento enviado pelo governo à HAS no dia 1º de agosto, conforme citação feita pela AFP.

Essa opinião terá que levar em conta "a eficácia e os efeitos indesejáveis, além do papel na estratégia terapêutica" e "o interesse pela saúde pública desses produtos".

O parecer técnico é esperado pelo ministério francês "até o final de fevereiro de 2019", afirma o documento divulgado pela agência de notícias.

Apesar de ser uma especialidade médica, a homeopatia, que consiste na administração de substâncias em quantidades ínfimas, na esperança de cura, ainda gera muita controvérsia entre os especialistas. Alguns medicamentos homeopáticos são reembolsados %u200B%u200Bem até 30% pelo Seguro Saúde da França, embora a eficácia do tratamento não tenha sido avaliada cientificamente.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade