Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2018

Muitas cidades têm menos habitantes do que eleitores

Segundo o IBGE, são 308 municípios com essa diferença eleitoral


postado em 31/08/2018 09:27 / atualizado em 31/08/2018 09:42

(foto: Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Agência Brasil/Divulgação)
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 308 cidades do Brasil o número de eleitores é maior que o de habitantes, considerando a estimativa populacional recém divulgada. Metade dos municípios onde existe tal inversão está situada em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em Goiás – todos são de pequeno porte, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

No país, estão aptos para votar 146,8 milhões de eleitores, o que corresponde a 70,4% da população brasileira, que é de 208,5 milhões. Os menores colégios eleitorais estão em cidades com menos ou pouco mais de mil habitantes.

O município com menor número de eleitores é também o menor do país em habitantes: Serra da Saudade (MG), com 941 votantes para 786 moradores.

De acordo com os dados da CNM, a maior diferença entre eleitorado e população foi encontrada em Canaã dos Carajás (Pará). A cidade possui 3.805 eleitores a mais do que o número de habitantes. Em Severino Melo (RN), Cumaru (PE) e Maetinga (BA), a disparidade entre eleitores e residentes também ultrapassa 3,2 mil pessoas.

Números

Em relação aos municípios que têm menos eleitores em relação aos habitantes, Balbinos (SP) é o primeira do ranking, com 5.532 habitantes e eleitorado de apenas 1.488. Em seguida, a proporção de eleitores em relação ao número de habitantes abaixo de 30% ocorre em cidades do interior do Pará: Água Azul do Norte, São Félix do Xingu e Ulianópolis.

As capitais representam os maiores colégios eleitorais. Em números absolutos, São Paulo lidera a lista com nove milhões de eleitores, o que representa cerca de 6% do total brasileiro. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro, com 4,8 milhões de vontantes (3,3%), e Brasília, com cerca de dois milhões de eleitores (1,42%).

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade