Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Opportunity ainda está 'dormindo' em Marte

Nasa está tentando 'acordar' o robô espacial desde junho


postado em 14/08/2018 14:52 / atualizado em 14/08/2018 14:54

(foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS/Divulgação)
(foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS/Divulgação)
Lembra do robô espacial Opportunity, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), que chegou ao planeta Marte em 2004? Pois é, depois de mais de cinco mil dias de exploração da superfície do "vizinho" da Terra, a Nasa informa que, desde o dia 10 de junho deste ano, o robô está "dormindo", em decorrência da enorme tempestade de poeira que atingiu o Planeta Vermelho em maio.

Esse longo período de inatividade está deixando os engenheiros americanos preocupados. Ainda assim, como forma de solucionar o "problema", a equipe de controle está tentando acordar o Opportunity utilizando uma lista de músicas que vão desde Wake Me Up Before You Go-Go, do duo britânico Wham! (formado em 1981 por George Michael e Andrew Ridgeley) até Everlong, da banda de rock americana Foo Fighters. A informação foi divulgada pelo site americano Space.com.

"O moral está um pouco instável", comenta o engenheiro Michael Staab, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que ajudou a criar a lista de reprodução, em entrevista ao Space. "Esta é a primeira vez que ele [Opportunity] parou de falar conosco e não retomou a comunicação quando imaginávamos que faria", completa Staab.

As músicas tocadas diariamente para "animar" o robô espacial eram usadas anteriormente, quando ele pousou em Marte. Todos os dias os engenheiros tocavam uma música de despertar o Opportunity, mas a "tradição" desapareceu ao longo dos 14 anos de exploração marciana.

De acordo com o site Space, a equipe da Nasa acreditava que, uma vez que a violenta tempestade de poeira que engoliu Marte se dissipasse, o robô pudesse captar um pouco da luz do Sol e usar seus painéis de energia solar para voltar a funcionar. Embora a tempestade já tenha começado a desaparecer e o Sol esteja atingindo a superfície do planeta, o veículo espacial ainda não deu nenhum sinal de vida desde o dia 10 de junho.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade