Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

PIB brasileiro voltou a crescer no último trimestre

Segundo o IBGE, alta foi de 0,2%


postado em 31/08/2018 10:26 / atualizado em 31/08/2018 10:40

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Produto Interno Bruto (PIB ou a soma de todas as riquezas produzidas) do Brasil fechou o segundo trimestre do ano com crescimento de 0,2% em relação ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. Esse foi o sexto resultado positivo após oito variações negativas consecutivas nesse mesmo período. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 1,693 trilhão. A informação foi divulgada nesta sexta, dia 31 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados indicam que a ligeira alta foi determinada pelo setor de serviços que teve desempenho positivo de 0,3%, enquanto a indústria registrou queda de 0,6% e a agropecuária, se manteve estável.

Em relação ao segundo trimestre de 2017, o crescimento deste ano foi de 1%, o quinto resultado positivo consecutivo nessa comparação. Indústria e serviços cresceram 1,2%, enquanto a agropecuária teve redução de 0,4%.

Em relação à demanda, o consumo das famílias cresceu 1,7% – quinto trimestre seguido de avanço na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB cresceu 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade